fbpx

Audiência Pública: Dia Internacional da Enfermagem

 

Audiência Pública sobre o Dia Internacional da Enfermagem acontece nesta segunda

ASCOM CÂMARA

Nesta segunda-feira, 15, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realiza uma audiência pública sobre o Dia Internacional da Enfermagem, comemorado todo dia 12 de maio. O evento é de autoria da Comissão de Saúde da Casa, composta pelos vereadores: Viviane Sampaio (PT), presidente; Cícero Custódio (PSL), relator; e Adinilson Pereira (PSB), membro.

A enfermagem surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos, desde práticas instintivas, místicas, mágicas e religiosas até o desenvolvimento da ciência em tempos mais modernos. Estudos apontam referências sobre a origem da enfermagem associada à prática domiciliar de partos e a atuação pouco clara de mulheres de classe social elevada que dividiam as atividades dos templos com os sacerdotes. A enfermagem como atividade profissional institucionalizada só tem início com a Revolução Industrial, no século XVI, e culmina com o surgimento da enfermagem moderna na Inglaterra, no século XIX.

Num processo de reorganização dos hospitais e posicionamento do médico como principal responsável por esta reordenação, encontram-se as raízes do processo de disciplina e seus reflexos na enfermagem, uma fase também de predominância de doenças infecto-contagiosas e falta de pessoas preparadas para cuidar dos doentes. É neste cenário que a enfermagem passa a atuar, quando Florence Nightingale é convidada pelo Ministro da Guerra inglês para trabalhar junto aos soldados feridos em combate na Guerra da Criméia. A atuação de Florence é fundamental para a institucionalização da enfermagem, ela é considerada a fundadora da Enfermagem Moderna. Em 1859, fundou uma escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, que passou a servir de modelo para as demais escolas que foram fundadas posteriormente.