Esquadrão Falcão ganha nova sede no Candeias

Unidade especializada em policiamento ostensivo sobre duas rodas, o Esquadrão de Motociclistas Falcão ganhou nova sede em um loteamento no bairro Candeias, em Vitória da Conquista, na última segunda-feira  (19). A construção, resultado de parceria público-privada (PPP), abriga espaços administrativos, ambiente de instrução, garagem para os veículos e alojamentos.
No comando da unidade desde a fundação, em junho de 2015, o tenente-coronel Lucas Miguez Palma coordena 37 policiais militares, que realizam o patrulhamento com 30 motocicletas, caminhão guincho e três viaturas de quatro rodas, cobrindo todo o território do município, além de áreas circunvizinhas. O treinamento é rotineiro no esquadrão. “Esta equipe já tem resultados comprovados devido à técnica e atualização constante dos policiais”, ressaltou o comandante.
Na Bahia existem mais duas unidades especializadas em motopatrulhamento: Esquadrão Águia (Salvador) e Asa Branca (Feira de Santana). Ambas são coordenadas pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE) que funciona na capital.
Para realizar a obra, a SSP contou com o apoio de grupos privados. “Agradeço aos empresários que contribuíram para construção e entrega dessa importante unidade. Ver a concretização das discussões implementadas com a lei orgânica da PM é gratificante”, salientou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Na oportunidade, os empresários conquistenses Luiz Edmundo Gomes de Souza e Luciano Alves Bomfim, dirigentes das construtoras E2 e Prates Bomfim, responsáveis pela Parceria Pública Privada que construiu a sede do Esquadrão de Motociclistas Falcão, foram homenageados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA). As honrarias como reconhecimento desse trabalho de grande importância para o Sudoeste Baiano, foram entregues pelo secretário Maurício Teles Barbosa, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Alves Brandão.
O secretário aproveitou a vinda a Vitória da Conquista para visitar a Base Comunitária de Segurança Nova Cidade, que tem feito um brilhante trabalho de combate à criminalidade através da oferta de projetos para os jovens da região, evitando que estes se interessem por atividades criminosas.
Texto e fotos: SSP/BA