fbpx

Serviços garantem cidadania à população de rua

PMVC

 

Nas últimas semanas, Vitória da Conquista tem registrado temperaturas mínimas que variam de 10° a 17°. Se em ambientes fechados já tem sido difícil enfrentar o frio, mais complicado ainda para as pessoas que vivem nas ruas. Sensibilizada, a população tem ligado para o Serviço de Abordagem Social, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, solicitando que o morador de rua seja encaminhado a um abrigo. Apesar do serviço não possuir um abrigo próprio para acolhimento noturno, vários encaminhamentos são feitos para assistir essas pessoas.

Por conta da dependência química,  José*, 35, vive nas ruas. Ele está em Conquista há cerca de um mês e nesta quinta-feira, 6, aceitou ser encaminhado para a Casa do Andarilho. Na manhã de hoje, ele esteve no Centro de Referência Especializada da Assistência Social para População de Rua Adulto (Creas POP Adulto) e foi convencido e levado pela equipe do Serviço de Abordagem Social para internação.

Segundo a coordenadora municipal da Proteção Social Especial, Vanessa Severino, vários serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social ofertam atendimento para as pessoas em situação de rua durante todo o ano e, desde essa quarta-feira, 05, a equipe de Abordagem Social está realizando intervenções nas ruas da cidade até as 21h. “Estamos vendo a possibilidade deles dormirem na Casa do Andarilho, que ampliou o número de vagas para os usuários do serviço serem contemplados. Mas é um desafio, pois o Governo tem que garantir esse direito, só que a pessoa também tem o direito de ir e vir e nem todos aceitam a intervenção técnica e precisamos respeitar isso”, esclarece Severino.

Os locais onde essa população em situação de rua costuma ficar são conhecidos e essas pessoas são acompanhadas pela equipe de Abordagem, que conta com seis educadores. “Por conta desse inverno rigoroso, intensificamos nosso trabalho, tentando sensibilizá-los a sair da rua. Aqueles que aceitam ser atendidos expõem suas demandas e são encaminhamos para outros órgãos sociais a fim de garantir a proteção social”, afirma a gerente do Serviço de Abordagem Social, Kadija Andrade.

Um desses serviços é o Centro de Referência Especializada da Assistência Social para População de Rua (Creas POP), que busca criar condições de oferecer qualidade de vida e dignidade a essas pessoas, inserindo-as nos programas sociais, além de oferecer atendimento psicossocial e encaminhamentos para outros serviços desenvolvidos no município tanto na área socioassistencial quanto de saúde;  além dos atendimentos aos migrantes com doação de passagens.

Lá, eles também conseguem tirar documentos, tomar banho, lavar suas roupas, lanchar e participar de atividades lúdicas. O cadastro é feito pelo Serviço de Abordagem Social ou por demanda espontânea. No Creas POP Adulto, são atendidos mensalmente 80 usuários. O atendimento é de 7h30 às 12h e de 13h30 às 17h.

“Além desses atendimentos, nós buscamos, com a equipe técnica, está realizando visitas nas casas de seus familiares, aconselhando essa pessoa, buscando resignificar essa pessoa na família e na sociedade”, relata o gerente do Centro POP Adulto, Yure Nunes Lima.

Uma das pessoas que conta com o apoio dos serviços ofertados pela rede socio assistencial é o morador de rua Joilson Teixeira da Silva, 45, natural de Mutuípe. Desde a infância, ele vive em situação de vulnerabilidade social. “Já nasci num berço atrapalhado e desde a infância fui obrigado a ficar em situação de rua”, disse. Ele foi um dos primeiros a serem atendidos pelo Centro POP de Conquista. “Eu como uma pessoa de rua, o Creas POP tem me ajudado muito. Eu consegui o benefício do Bolsa Família por intermédio do Creas POP, eu perdi vários documentos e eles me encaminharam para os órgãos e não precisei pagar as multas. Eu desejo que ele sempre continue na cidade porque eu tenho certeza que ajuda muita gente que está em situação de rua”, comentou com entusiasmo.

Além desses serviços, a população infantojuvenil conta com os Creas POP Criança e Adolescente e os usuários de álcool, crack e outras drogas são atendidos de forma itinerante pelo Consultório de Rua – serviço composto por uma equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde, que presta atenção integral à saúde da população em situação de rua. Texto e fotos: Ascom PMVC.

Nota da Redação: conforme o Prefeito Herzem Gusmão vinha prometendo em sua campanha, aqueles serviços implantados nas gestões municipais anteriores e que pudessem receber melhorias, ele iria fazê-las. A assistência social é um dos exemplos.