fbpx

Fim da lotação nos corredores do Hospital de Base

 

Com investimentos da ordem dos R$ 11 milhões de reais pelo Governo do Estado, a recente inauguração da nova emergência do Hospital Geral de Vitória da Conquista – HGVC, acabou de vez com as filas de macas e pacientes espalhadas pelos corredores da instituição pública de saúde.

 

 

Além de toda estrutura que vinha sendo usada, o HGVC agora conta com 39 novos leitos, assim como sala para o atendimento de pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio, salas coletivas de observação pediátrica, masculina e feminina; quarto de isolamento adulto, três salas de sutura e curativos, uma sala de gesso e redução de fraturas, uma sala para a aplicação de medicamentos, quatro consultórios, além de banheiros novos para acompanhantes e novo posto policial.

 

 

As mudanças positivas são visíveis. Dentre as inúmeras melhorias, o maior destaque é, sem dúvidas os corredores vazios, servindo apenas para o trânsito dos corpos clínicos, de médicos, enfermeiros e pacientes conduzidos às diversas áreas de atendimento.

 

 

Os corredores contendo pacientes foi, durante algum tempo, a única maneira de acolher o fluxo constate de pacientes. Nunca é demais lembrar que, mesmo nesses momentos de colapso da lotação do hospital, o corpo clínico do HGVC sempre foi referência na área de saúde do estado, atendendo inclusive aos casos de maior complexidade médica

 

Hoje não existe mais pacientes nos corredores do HGCV! Essa é a atual realidade da unidade. Os corredores vazios são uma realização de trabalho árduo de toda a equipe que forma o hospital.

 

É tão perceptível a humanização implantada no HGVC, que a reportagem do Diário do Sudoeste da Bahia foi acionada por usuários encantados com o novo ambiente. Aqueles mesmos usuários que antes denunciavam a superlotação, as macas nos corredores e os banheiros imundos.

 

Essa humanização está sendo uma constante que abrange os pacientes, acompanhantes e aos funcionários que trabalham na Unidade. O bem estar dentro de um hospital, contribui para a melhora do paciente, e consequentemente, gera rotatividade de leitos.

 

O HGVC foi inaugurado em março de 1994. No decorrer destes quase 24 anos, a demanda de pacientes foi aumentando gradativamente. O Hospital estende o atendimento a 74 municípios da Bahia além de alguns pacientes de cidades fronteiriças do norte de Minas Gerais. Por Ascom HGVC.

 

Policlinica Regional – Em outra ação, Vitória da Conquista vai ampliar a oferta em Saúde através da Policlínica Regional. Após conversa com o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, o prefeito Herzem Gusmão e sua equipe analisaram profundamente o impacto que o investimento teria para a população de Vitória da Conquista: “A saúde do conquistense está acima de quaisquer questões partidárias. Nos debruçamos no projeto para saber o quanto a população seria beneficiada. Depois desta análise decidimos definir pela adesão”, declarou o prefeito.

 

 

A Secretária Municipal de Saúde, Ceres Almeida, que participou da cerimônia de assinatura do protocolo para a construção da Policlínica afirmou que para o prefeito, os cuidados com a saúde em nosso município é uma das maiores prioridades do momento atual.

 

A assinatura do protocolo de intenções pelo governador Rui Costa, incluiu 28 municípios, Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Mirante, Nova Canaã, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tremedal e Vitória da Conquista.

 

O investimento no equipamento é de R$ 24 milhões, divididos igualmente entre as obras de edificação e compra de equipamentos.

 

A Policlínica será construída ao lado do Hospital de Base de Vitória da Conquista e vai atender a demanda de 543 mil habitantes.

 

A iniciativa tem por finalidade regionalizar os serviços de saúde, com garantia de cobertura para a realização de exames gratuitos solicitados pelo Sistema Único de Saúde no Estado. O Diário Oficial do Estado, em sua edição do dia de fevereiro, publicou a abertura da licitação para a construção da Policlínica de Vitória da Conquista.