fbpx

Curiosidades e orientações sobre o segundo turno das eleições

 

 

Neste domingo (28/10) acontece o segundo turno das eleições de 2018 e a população brasileira enfim vai definir o futuro governante do país. Em treze estados brasileiros também ocorre o segundo turno para eleição o cargo de governador, além do Distrito Federal.

 

O que nem todo mundo sabe é que o sistema eleitoral de dois turnos surgiu no século XIX na Europa, para contornar o problema apontado no sistema de um turno só, em que os candidatos eram eleitos apenas porque ficavam em primeiro lugar, com 30 ou 40% dos votos e sem a maioria absoluta. Além disso, o sistema de um turno forçava o eleitor a optar pelas candidaturas bem colocadas na disputa.

 

“Implantadas no Brasil em 1988, para a Presidência da República, a realização de eleições diretas é, sem dúvida, uma das mais importantes conquistas democráticas”, afirma o cientista político e professor do Centro Universitário Internacional Uninter, Luiz Domingos.

 

Segundo o especialista, o sistema de dois turnos oferece algumas vantagens, como:

 

  1.        Propicia ao eleitor votar em sua primeira escolha, naquele candidato que percebe estar mais próximo de suas crenças e interesses (voto sincero) e, ainda, votar conforme a correlação de forças (voto estratégico).
  2.       Permite aprofundar o debate, destacar as diferenças entre os dois principais candidatos, por vezes embaralhadas pelo excesso de candidatos e informações do primeiro turno.
  3.       Possibilita que a classe política possa se organizar e se dividir entre essas opções, adiantando a formação dos blocos de governo e oposição, que é a clivagem fundamental que organiza o trabalho no Congresso Nacional.

A votação começa às 8h da manhã e termina às 17h, nos mesmos locais do primeiro turno. O eleitor que estiver fora do seu município no dia da votação pode comparecer a qualquer seção eleitoral para preencher o formulário e justificar sua ausência.

 

Sobre o Grupo Uninter

 

O Grupo UNINTER é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).  Sediado em Curitiba – PR, já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 200 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com mais de 700 polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém quatro campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com.

 

Nota da redação: 

 

Segundo a lei eleitoral, o segundo turno das eleições acontecem apenas quando nenhum dos candidatos atinge 50% mais um dos votos válidos, e somente nos municípios com mais de 200 mil habitantes.

 

Nestas eleições presidenciais os eleitores poderão votar em um dos dois candidatos que obtiveram mais votos no primeiro turno, que são Jair Messias Bolsonaro, 17, do Partido Social Liberal identificado pela sigla PSL, ou Fernando Haddad, 13, do Partido dos Trabalhadores, PT.

 

Hoje, 26 de outubro, é o último dia da propaganda eleitoral gratuita, obrigatória nas emissoras de rádio e de televisão. Do dia 07 de outubro, quando saiu o resultado do primeiro turno até hoje, uma enxurrada de troca de acusações permearam os horários que o Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou para os partidos nas emissoras de rádio e de televisão, quando os candidatos deveriam apresentar suas propostas de governo na tentativa de convencer seus eleitores.

 

Acusações e troca de farpas à parte, o processo eleitoral brasileiro deste ano, trouxe à baila o sentimento democrático da participação popular de forma decisiva, mostrando que o povo está mais consciente de suas obrigações e responsabilidades e aprendendo a escolher seus governantes. A vitória é do povo, qualquer que seja o vencedor.