fbpx

Prefeitura apresenta resultados do HealthRise nos Estados Unidos

PMVC

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde participou do Global Stakeholder Event (GSE) 2018, nos Estados Unidos, no Museu da Ciência de Minnesota na cidade de Saint Paul, capital do estado de Minnesota. O evento promovido pelo HealthRise reuniu os resultados do projeto dos Estados Unidos, África do Sul, Índia e Brasil, países contemplados pela iniciativa.

 

Com o tema “Intercâmbio, Aprendizagem e Celebração” (“Exchange, Learning and Celebration”), o GSE abriu espaço para a divulgação de descobertas e aprendizados conquistados com o apoio do HealthRise. A representante da Secretaria Municipal de Saúde foi a enfermeira da Atenção Básica, Lara Raisa Cheles Vieira, coordenadora da área técnica de Saúde do Adulto e do Idoso. Segundo ela, foi um momento de confraternização e de compartilhamento dos resultados alcançados. “Importante salientar que o Brasil entrou no projeto depois dos demais países e teve somente dois anos para atingir os mesmos resultados que os outros tiveram 5 anos para atingir”, comentou.

 

O HealthRise é um programa da Fundação norte-americana Medtronic e foi implementado no Brasil em parceria com o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL). As duas cidades do país contempladas foram Teófilo Otoni, em Minas Gerais, e Vitória da Conquista. Escolha feita com base nas carências de cada uma no tocante à detecção e controle da diabetes e da hipertensão.

 

 

Lara Cheles destacou que, além de marcar o encerramento do HealthRise, o encontro serviu para que se firmassem os objetivos de melhorar a saúde onde ele aconteceu: “foi um momento, também, para reforçar o compromisso com a sustentabilidade do programa e reafirmar que os municípios brasileiros contemplados têm as condições necessárias para dar continuidade às ações iniciadas em parceria com o HealthRise”, completou. Texto e foto: Secom PMVC.