A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, vai realizar, no próximo sábado (18), uma atividade de “Memória e Resistência” em referência à cultura afro-brasileira. O evento será realizado no Centro Integrado de Direitos Humanos a partir das 14h.

 

Como parte das atividades do 13 de maio, dia da abolição da escravatura no Brasil, o evento busca estabelecer um diálogo entre os participantes, com enfoque em uma abordagem historiográfica sobre a cultura negra e as garantias de sua manutenção como símbolo de resistência e construção do indivíduo na sociedade.

 

A coordenadora de Políticas de promoção da Igualdade racial, Olinda Pereira, ressalta que a Prefeitura Municipal tem enfatizado uma política de direitos humanos, com o respeito ao direito e garantias individuais, bem como o combate ao racismo e à intolerância religiosa, em todas as suas ações. “O Governo Municipal tem se notabilizado por criar vários espaços de discussão, com foco no respeito e na cidadania. Dessa forma, convidamos toda a população a participar do evento e conhecer um pouco da história do povo afro-brasileiro”, ressalta Olinda.

 

Além da palestra: “Análise historiográfica dos 131 anos da abolição da escravatura e os marcadores sociais das desigualdades”, serão oferecidas oficinas e apresentações culturais. O Centro Integrado dos Direitos Humanos fica localizado à Praça Tancredo Neves, Centro de Vitória da Conquista.