fbpx

Associações rurais recebem ferramentas para inclusão social e produtiva

Imagem: planalto.gov.br

Na manhã desta quarta-feira (19), o secretário executivo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território Litoral Sul (CDS-LS), Luciano Veiga, participou de reunião com os representantes das associações rurais do município de Itacaré para discutir as ações estabelecidas através do Convênio 172/2019, que trata da aquisição de patrulha mecanizada para o desenvolvimento comunitário rural na localidade.

Texto: Alline Meira | Foto: Viviane Cabral
Texto: Alline Meira | Foto: Viviane Cabral

Durante o encontro, que aconteceu na sede da instituição, Luciano destacou que o investimento proposto visa minimizar as dificuldades da zona rural, e por isso, já foram adquiridos os equipamentos como o trator agrícola e a aradora com controle hidráulico, permitindo mais inclusão social e produtiva dos agricultores familiares.

Ao todo, 13 associações rurais no município de Itacaré utilizarão os equipamentos, sendo elas: Pancada Grande, Conjunto São Pedro, Andrés, Baétes, Pinheiro, Tesouras, Cajueiro, Matinha, Mata Grande, Camboinha, Toco Preto, Vale Negro e Água Fria.

“Os equipamentos devem chegar nesta quinta-feira em Itacaré e estará disponível na próxima semana que vem. Essas ferramentas são necessárias para a execução das operações agrícolas, possibilitando às famílias uma maior produtividade e, consequentemente, melhorias de condições de sustentabilidade e incremento de renda”, expressou Luciano Veiga.

Além disso, foram tratados assuntos como a continuidade do processo de aquisição dos equipamentos apontados no convênio; gestão compartilhada para que se tenha mais segurança no manuseio dos equipamentos; termo de cooperação técnica e termo de uso, que permitirá o atendimento tanto em relação ao aspecto de gestão quanto de utilização e manutenção.

Participaram da reunião os representantes do CDS-LS, Luciano Veiga e Josemar Ribeiro, Cezinha, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itacaré (CMDRS), José Alves Bubu, os associados de Pancada Grande, Joel Pereira de Azevedo e Joseles de Jesus.