Curso Virtual de Realização Audiovisual: inscrições para estudantes do Recôncavo

Estão abertas de 18 de janeiro a 22 de fevereiro, as inscrições para o curso de formação audiovisual direcionado ao público estudantil de ensino médio de escolas estaduais da região do recôncavo da Bahia. Poderão participar estudantes das escolas deste território baiano. As inscrições poderão ser realizadas através do site https://cursoaudiovisual.wixsite.com/reconcavo por um professor da instituição que atuará como mediador do projeto na escola, sendo o responsável por indicar 4 estudantes que serão matriculados e 2 suplentes.

O projeto busca contemplar estudantes de 05 cidades do recôncavo, selecionados de acordo com parâmetros de diversidade tais como: paridade de gênero, estudantes negros, brancos, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+; com deficiência.

O curso será realizado em 4 sábados do mês de março no horário das 08H às 12H, tendo Início em 06/03/2021 e término 27/03/2021. Os encontros serão realizados por videoconferência em uma plataforma de fácil acesso, dispensando cadastros e instalações de aplicativos nos dispositivos. Serão realizados encontros em grupo para orientação, agendados de acordo com a disponibilidade de cada equipe no período de 15 a 19 de março. Os grupos de alunos durante o processo de formação, terão a oportunidade de produzir uma obra audiovisual de temática e formato livre com acompanhamento da coordenação do curso, a qual será apresentada em um laboratório de exibição ao término do curso.

Esta formação pretende pensar no ensino de cinema enquanto um ato de criação que permita aos estudantes da rede pública desta região, uma capacitação emancipatória. Proporcionar, provocar, incentivar a pensar criativamente as potencialidades que estão a seu alcance, mostrar ser possível produzir e fazer filmes/vídeos de qualidade a partir dos equipamentos que já possui, a exemplo do celular. Estimular o ato criativo como uma emancipação dentro desse mundo audiovisual.

O curso é coordenado e ministrado por Lane Bitencourt, Eudaldo Monção Jr, Carla Caroline e Felipe da Silva Borges em parceria com Memorabilia Filmes.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal”.

#premiodasartesjorgeportugal   #programaaldirblancbahia #culturaquemovimenta

Por Alaine Bitencourt Silva,