fbpx

Domingo sem óbito por Covid em Conquista: confirmados 29.159 casos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, desde o início da pandemia até às 14h deste domingo (30), foram registrados 29.159 casos de Covid-19. Deste total, 28.270 estão recuperados, 482 evoluíram para óbito e 407 estão em recuperação (58 internados em Vitória da Conquista e 349 em tratamento domiciliar).

Outros 2.707 casos notificados com suspeita de Síndrome Gripal/Covid-19 aguardam por classificação final (definição de caso como positivo, descartado ou síndrome gripal não especificada).

Neste domingo, 30, não foi registrado nenhum óbito de morador de Vitória da Conquista.

Ocupação de Leitos – Sobre a taxa de ocupação de leitos hospitalares, dos 78 leitos clínicos para Covid-19 80,8% estão ocupados, sendo 42,3% de outros municípios e 38,5% de Vitória da Conquista. Já a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid, está em 90,0%, sendo 54,3% de outros municípios e 35,7% de Vitória da Conquista. São 126 pacientes internados de Vitória da Conquista e dos seguintes municípios: Anagé, Barra da Estiva, Barra do Choça, Boquira, Brumado, Caatiba, Condeúba, Dom Basílio, Guanambi, Ibicoara, Iguaí, Ipiaú, Itambé, Itapetinga, Itororó, Ituaçu, Jacaraci, Jânio Quadros, Livramento de Nossa Senhora, Maetinga, Nova Canaã, Pindaí, Planalto, Poções, Rio do Antônio, Rio do Pires, Tanhaçu e Tremedal, e de São Paulo – SP.

O município já realizou mais de 80 mil testes de diversos tipos desde o inicio da pandemia.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) processa, em média, 250 testes de auxílio diagnóstico da Covid-19 por dia e o paciente recebe, por WhatsApp, login e senha para acessar o resultado de forma on-line no prazo de até 48 horas, garantindo o diagnóstico de forma mais rápida. Até ontem (27), foram realizados em Vitória da Conquista 81.760 testes, sendo 77.160 testes rápidos e de antígeno e 004.600 exames RT-PCR feitos pelo Lacen Municipal.

Com recursos próprios, a Prefeitura garantiu a compra de 82 mil testes rápidos e de antígeno, para garantir agilidade ao processo de testagem dos pacientes notificados com suspeita da doença, além de ter recebido 11.580 testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde, em maio de 2020.

As amostras dos testes são coletadas de segunda a sexta-feira, com agendamento prévio pelas unidades de saúde ou Call Center. A testagem é feita nos pontos fixos do Centro Cultural Glauber Rocha e Estádio Edvaldo Flores, onde foram feitos 23.600 testes de Antígeno nos pacientes com síndrome gripal, entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas, e 53 mil testes rápidos de detecção de anticorpos em pacientes com mais de 10 dias do início dos sintomas.

Ainda de acordo com o coordenador das testagens, o município disponibiliza nas unidades e nos pontos, de forma pré-agendada, o teste rápido de anticorpos para aqueles pacientes que, por algum motivo, não conseguiram realizar o teste de antígeno ou RT-PCR até o sétimo dia do início dos sintomas. Os pacientes avaliados no Centro de Atenção Municipal Covid-19, tendo indicação da equipe assistente, são testados na própria unidade.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de prevenção, higiene e distanciamento social devem continuar para diminuir os riscos de contaminação. Em caso de sintomas, pode entrar em contato imediato com o Call Center ou procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.

Confira aqui o boletim epidemiológico completo.