fbpx

Campanha de Vacinação contra Influenza começa na segunda-feira, 04.

A partir da próxima segunda-feira (4), começa a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Vitória da Conquista, com a 1ª etapa que irá contemplar idosos de 80 anos ou mais, e trabalhadores da saúde ativos, de qualquer faixa etária.

A programação de vacinação da semana de 4 a 9 de abril será nas unidades básicas de saúde, Dr. Admário Santos, Panorama, Dr. João Melo Filho (Bairro Ibirapuera), CAE II (Bairro São Vicente) e Dr. Hugo de Castro (Bairro Guarani), de 8h às 12h e de 14h às 17h. No sábado, 9 de abril, haverá uma ação de vacinação com drive-thrus na UFBA e Centro Cultural Glauber Rocha, de 8h às 14h.

Para vacinação, os idosos devem levar documento de identificação, cartão SUS e caderneta de vacinação. Já para os trabalhadores da saúde, além do documento pessoal, é necessário apresentar também declaração que comprove o vínculo ativo com o serviço de saúde, contracheque do mês anterior ou crachá. Para os autônomos, a comprovação é a declaração do imposto de renda ou certidão de quitação com o Conselho de Classe.

De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Érica Suzart, todos os idosos de 60 anos ou mais serão vacinados na primeira etapa, mas por faixas etárias. “Neste primeiro momento, precisamos optar pelo escalonamento por faixa etária dos idosos, frente ao quantitativo que recebemos nesta semana, para conseguir atender também aos trabalhadores da saúde. À medida que recebermos mais vacina, a faixa etária será reduzida de forma decrescente”, explicou a coordenadora.

O grande Dia D de mobilização social da Campanha será no dia 30 de abril. A 1ª etapa será de 4 de abril até o dia 2 de maio, contemplando apenas os grupos de idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde ativos.

A 2ª etapa será iniciada a partir do dia 3 de maio e vai até o dia 3 de junho, contemplando também os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A meta é imunizar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. Em Vitória da Conquista, o objetivo é atingir a vacinação de 42.281 idosos e 10.920 trabalhadores da saúde nesta primeira fase.

A campanha de vacinação contra a influenza e a vacinação contra a Covid-19 serão realizadas ao mesmo tempo, e ambas vacinas poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de 12 anos de idade.

Na Bahia, as Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Influenza e Sarampo serão realizadas de 4 de abril a 3 de junho de 2022

Quase 5 milhões de pessoas devem ser imunizadas nas duas etapas da 24ª campanha nacional contra a Influenza na Bahia. A primeira etapa da vacinação ocorre de 04 de abril a 02 de maio e deve alcançar idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

A segunda etapa, de 03 de maio a 03 de junho, pretende vacinar os demais grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Em toda a Bahia, a meta é vacinar 90% de todos os grupos-alvos, uma população estimada em 4.900.410 pessoas.

A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2022, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Combate ao sarampo

A 8ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo também será realizada de 04 de abril a 03 de junho, sendo 30 de abril o dia D de mobilização social. Deve alcançar apenas os trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, no intuito de atualizar a situação vacinal destes públicos e evitar um novo surto da doença.

O público-alvo na Bahia é de 1.273.068 pessoas: 374 mil 368 trabalhadores da saúde e 898 mil e 700 crianças. A meta é alcançar, pelo menos, 95% do público infantil.

Para os trabalhadores da saúde, considerando o risco de adoecimento e maior exposição, será atualizada a situação vacinal contra o sarampo sem meta de cobertura vacinal.