PMVC

UniFTC de Vitória da Conquista firma Convênio com a Prefeitura Municipal

Foto: Secom PMVC. Texto: Ascom UniFtc

O Reitor do Centro Universitário da UniFTC de Vitória da Conquista, Aureliano Tavares, recebeu a prefeita Sheila Lemos, assessores e o secretário de Gestão e Inovação Edivaldo Ferreira Júnior para assinatura do Convênio entre a UniFTC e a gestão municipal. 

O ato aconteceu no auditório da instituição, com as presenças também dos coordenadores dos cursos da UniFTC e seus respectivos analistas, bem como o analista do Centro de Carreiras da unidade, Maycon Cruz. 

O convênio tem como objetivo conceder estágio obrigatório aos alunos das graduações de Administração, Farmácia, Biomedicina, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Fisioterapia, Enfermagem, Gastronomia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, em organizações públicas municipais.  

PMVC

Além de assegurar o cumprimento da formação profissional dos acadêmicos, a cooperação mútua entre as instituições contribui ainda com a qualidade de vida da comunidade local e da região, que terão acesso a um número maior de ações gratuitas com atendimentos de saúde, orientações técnicas e educacionais, promovidas pelos estudantes da UniFTC Vitória da Conquista.

O termo, além de oferecer novas oportunidades de estágio em diversas áreas, visa a preparação e o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, e amplia os atendimentos ofertados pela instituição na cidade, ressaltou o Reitor do Centro Universitário da UniFTC Vitória da Conquista, Aureliano Tavares. 

“O convênio possibilita experiências que ajudarão no crescimento profissional dos alunos, colocando em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. É ainda uma oportunidade de construir habilidades e técnicas necessárias para ingresso no mercado de trabalho”, afirmou o Reitor.    

A prefeita Sheila Lemos explica que a parceria é muito importante. “Principalmente porque nós vamos oferecer o campo para o estudante estagiar, ganhando experiência para o mercado de trabalho. A população ganha porque tem ali o acesso a uma prestação de serviço de qualidade, porque a pessoa está vindo com todo o arcabouço de conhecimento da faculdade. É um conhecimento tecnológico que vai ser levado para a prática”.    

Municípios assinam termo para implantação do curso de medicina em Itabuna

Secretários de saúde e prefeitos associados à Amurc assinaram nesta quinta-feira, 5, na Associação, um termo de cooperação técnica com a UniFTC de Itabuna visando o atendimento ao protocolo do MEC para a implantação do curso de medicina. A parceria estende ainda a todos os cursos das áreas de saúde, humanas e exatas na instituição de ensino superior.

De acordo com o diretor geral da UniFTC de Itabuna, Kaminsky Mello, todo o processo de implantação de qualquer curso do MEC na instituição de ensino superior, é necessário firmar parcerias com os municípios e regiões com o objetivo de apresentar ao MEC, a importância da implantação de determinado curso na região.

Texto e imagens: Ascom AMURC

“O MEC vai verificar todos os documentos, as parcerias e interações que nós temos com os municípios e vai validar o curso para que ele possa autorizar. E, quando autorizar, a gente vai incrementar cada vez mais a parceria com cada município, dentro do objetivo específico de cada um”, relatou Kaminsky.

Essa parceria para a implantação do curso de medicina vem num momento importante para a região, e segundo o presidente da Amurc e prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann, é uma ação articulada em conjunto com o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, em conjunto com todos os prefeitos da região, que estão juntos nesse projeto.

“Quando a gente vê mais um curso de medicina em Itabuna, a gente começa a perceber que de fato a cidade está ficando muito mais forte. A Amurc fica muito feliz em participar desse projeto, junto com a UniFTC, Prefeitura de Itabuna e com todos os municípios. Uma região fortalecida é sinal de políticas públicas mais eficientes entregues a nossa comunidade”, destacou Vinícius.

O prefeito Augusto Castro falou com expectativa do curso de medicina para a cidade de Itabuna, que atualmente é um pólo educacional. “A FTC se prepara aguardando a autorização do MEC. Os técnicos estarão vindo no mês de junho para conhecer os nossos equipamentos, hospitais, as nossas unidades, para que possamos ter aqui no ano que vem uma faculdade de medicina que vai atender toda a Bahia”, declarou o gestor.

Para a prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares, o momento é de alegria e grande expectativa para o seu município e toda a região. “É sempre uma grande alegria. Nós que somos de cidade pequena, que sofremos com a falta de médicos, e graças a Deus está chegando esse curso para engrandecer ainda mais a saúde da nossa região”, concluiu a gestora.