fbpx

NEOJIBA inaugura atelier para construção e reparos de instrumentos musicais em Vitória da Conquista

Texto e imagens: Ascom Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia  – Sjdhds

Nesta sexta-feira (3), o Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), inaugurou mais um Atelier Escola de Luteria (AEL) do programa, espaço dedicado à prática especializada em construir e fazer a manutenção de instrumentos musicais.

O evento ocorreu no mesmo local em que o projeto terá sua sede, o Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), em Vitória da Conquista.

A cerimônia contou com a presença da Diretora Geral da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Simone Araújo, assim como o maestro João Omar, coordenador do Núcleo Territorial NEOJIBA de Vitória da Conquista.

Para a diretora, a inauguração da luteria representa mais uma importante conquista para meninos e meninas atendidos pelo NEOJIBA.“ Esse espaço é mais uma porta que se abre para jovens em vulnerabilidade social atendidos pelo NEOJIBA, aqui eles irão se profissionalizar. São novas perspectivas de inclusão social, novas possibilidades de futuro para cada um deles”, disse a diretora.

Ao final da celebração, o ateliê abriu as portas para a visitação do público, buscando apresentar o espaço reformado.

O projeto realizou a reestruturação completa da sala cedida pelo IEED e efetuou a compra de itens essenciais para a execução das atividades.

Além de servir para atender as demandas da cidade, a unidade também vai abranger e auxiliar comunidades próximas. Com sedes em Salvador, Feira de Santana e Teixeira de Freitas, o ateliê de Vitória da Conquista é a quarta unidade distribuída pelo Estado.

NEOJIBA – Com o intuito de construir e restaurar instrumentos musicais, o projeto promove a integração e o desenvolvimento social, prioritariamente, de jovens em situações de vulnerabilidade, a partir do ensino e da prática musical coletiva. Desenvolvido em 2007, o programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à SJDHDS, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 15 anos de atuação, o projeto já abrangeu mais de 10 mil jovens entre 6 e 29 anos.