fbpx

Artista plástica Valéria Vidigal lança livro em evento nacional dos 50 anos do Sebrae

O Sebrae reuniu os principais atores do agronegócio brasileiro para celebrar o cinquentenário da instituição e debater sobre oportunidades do setor para os pequenos negócios do país. O evento, realizado em Brasília, foi marcado pela assinatura de termo de intenções com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para integrar esforços no sentido de elevar a produtividade e competitividade dos pequenos negócios rurais. A programação também contemplou os lançamentos do e-commerce para o segmento e do aplicativo Guia do Campo, que auxilia o produtor rural na tomada de decisões.

Presidente do Sebrae, Carlos Melles, durante o evento 50+50 Agro. Crédito: Felipe Costa.

Abrindo a manhã, Carlos Melles, presidente do Sebrae, destacou que a instituição é forte porque potencializa parcerias com outras organizações de renome no Brasil. “Nós, do interior, sabemos do efeito de um mutirão. Quando vamos colher, juntamos a família e os vizinhos e o resultado é formidável. É isso que o Sebrae faz. O Sebrae busca complementar a CNA, assim como funciona no comércio, nos serviços, na indústria ou no turismo”. Melles citou, entre as iniciativas do agronegócio, o Selo Arte, a Identificação Geográfica (IG), o ALI Rural, o EMPRETEC Rural, o Supera Agro e ainda o Agro Nordeste e o Inova Amazônia.

Na sequência, João Martins, presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), relembrou os 26 anos de atuação junto com o Sebrae e declarou que “com sensatez e lógica, o Brasil encontrou algo em que é imbatível: o agronegócio. Agora, o Sebrae encontrou racionalidade de convívio com a CNA”. Elogios também vieram por parte de José Ferreira, presidente da Anater: “O pequeno produtor nunca teve tanta oportunidade de capacitação. O Sebrae é um grande parceiro, nos ajuda muito nessa caminhada. Parabéns por tudo que vocês fazem pelo Brasil”.

Entusiasmado, Rafael Zabala, representante da FAO no Brasil, comentou que o mundo enfrenta um cenário complexo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas que “o Brasil tem as pessoas, as ferramentas e as instituições para levar isso ao mundo”. A fala antecipou a assinatura do termo de intenções por meio do qual a FAO e o Sebrae se comprometem a integrar esforços para a execução de atividades direcionadas a elevar a produtividade, a competitividade e o crescimento dos pequenos negócios rurais. “Tenho um profundo respeito e admiração pelo trabalho do Sebrae, essa parceria será fundamental para aprimorar a agricultura no Brasil”, finalizou Rafael.

Por sua vez, José Zeferino, vice-presidente de Finanças da CNA e Vice-Presidente do CDN do Sebrae, registrou que o Sebrae não mediu esforços para buscar soluções e parcerias que, efetivamente, levem competitividade e sustentabilidade aos pequenos negócios. “Isso se faz preparando os produtores para organizar sua produção, aumentar a competitividade e eficiência produtiva de modo a agregar valor e gerar mais renda”. As apresentações seguiram com Bruno Portela, secretário de Inovação e Micro e Pequenas Empresas, que celebrou os 50 anos do Sebrae e destacou que a política voltada para as MPE busca gerar uma economia verde, desde o capital humano, à infraestrutura e à facilitação de investimentos.

Juntos pelo Agro

O Sebrae percebeu que estava pronto para enfrentar a distância entre o pequeno produtor rural e a tecnologia de gestão, explicou o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick. “A união faz a força e estamos fazendo um trabalho coordenado com o Juntos pelo Agro.” O programa foi apresentado pelo diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara. “Só se faz a inserção econômica desses agricultores por meio da transferência de tecnologia, gestão e força de trabalho. Pela primeira vez, temos uma parceria contínua entre Sebrae, SENAR e Anater, que vai revolucionar o Brasil”, afirmou Daniel.

Artista Plástica Valéria Vidigal lança livro “Café com Arte”

A programação do evento incluiu ainda o lançamento do livro “Café com Arte”, que reúne 50 obras para os 50 anos do Sebrae. Na publicação, a artista plástica Valéria Vidigal reuniu releituras em homenagem a grandes artistas modernistas, criações próprias e retratos da cafeicultura brasileira. São cenas reais do cotidiano das fazendas de café e dos trabalhadores.

Agronegócio na palma da mão

Durante o evento, foi lançada a plataforma “Do Brasil à Mesa”. Trata-se de uma grande vitrine para os produtos de origem. Atualmente ela conta com 652 produtos, sendo constante o trabalho de levantamento e a curadoria de novos produtos. A iniciativa identifica pequenas agroindústrias, que têm acesso a capacitações e consultorias até atingirem o nível estipulado e poderem comercializar seus produtos na plataforma.

Outro lançamento do dia foi o do aplicativo Guia do Campo, em parceria com o Sistema CNA e SENAR. O app gratuito reúne dados para embasar a tomada de decisão do produtor rural por meio de rede de inteligência integrada – com informações sobre clima, indicadores, reporte de pragas, cotações agrícolas e novidades.