fbpx

Defesa Civil monitora chuvas de verão nesta segunda-feira em Vitória da Conquista

Embora sem nenhum alerta por parte de órgãos como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) para esta segunda-feira (9), a Defesa Civil de Vitória da Conquista estava na expectativa de que possíveis precipitações pudessem atingir o município, com índice pluviométrico de aproximadamente 10 milímetros.

A estimativa se aproxima da média de 14,05 milímetros, registrada às 15h30, pelos pluviômetros mantidos pela Defesa Civil em diferentes pontos da zona urbana.

O local de chuva mais intensa foi o bairro Recreio, com índice de 22,35 milímetros. A precipitação mais branda, com menos de um milímetro, foi registrada no bairro Patagônia.

De acordo com a Defesa Civil, o que houve, nesta tarde, foi uma típica chuva de verão – ou seja, uma precipitação considerada alta, em curto espaço de tempo, e que pode voltar a se repetir no decorrer do dia. São chuvas torrenciais, geralmente rápidas e, às vezes, com ocorrência de relâmpagos e trovões.

A previsão é a mesma para os próximos dias da semana.

Como ocorre em situações como essa, a Defesa Civil Municipal já está se deslocando para os pontos considerados críticos, incluindo aqueles que foram afetados pelo impacto das chuvas das últimas semanas, a fim de verificar a situação in loco.

A equipe monitora a situação e se mantém em alerta para o eventual surgimento de demandas e a consequente necessidade de encaminhamentos.