fbpx

Transporte Público de Conquista ganha novo visual

Texto e imagens: Secom PMvC

Decreto Municipal estabelece normas e prazos de adaptação

Decreto assinado pela prefeita Sheila Lemos e publicado em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM), estabelece nova configuração visual do Sistema de Transporte Público de Passageiros de Vitória da Conquista.

De acordo com as novas definições, os ônibus e táxis terão como cor predominante o branco, com detalhes em verde, além de elementos e símbolos marcantes da cidade e destaque para o brasão municipal estilizado.

Esta semana um dos ônibus da frota do transporte coletivo urbano foi apresentado à prefeita Sheila Lemos, já com a pintura oficial.

A gestora aprovou, principalmente, o grafismo referente aos símbolos conquistenses, como o Cristo do Periperi, o monumento aos indígenas e a Serra do Marçal, e ao slogan – Vitória da Conquista, melhor clima da Bahia para estudar, trabalhar e empreender – que alude, em uma só frase, ao clima, à qualidade de vida e ao potencial da cidade para trabalhar, empreender e estudar.

“Pela primeira vez na história, estamos vendendo as riquezas de Vitória da Conquista no sistema de transporte. Aqui temos comércio e serviço, indústria, agropecuária, nosso ouro verde, que é o café, nossos pontos turísticos e a nossa Joia do Sertão Baiano”, disse a prefeita. “Muito bonito, todo o sistema de transporte agora vai estar nesse padrão, inclusive os táxis, para que a gente consiga vender a nossa cidade e mostrar as riquezas que nós temos aqui”, completou.

Prefeita aprovou novo visual

De acordo com o texto do decreto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), considerou, para a nova configuração, a necessidade de proporcionar melhor imagem e uma conotação mais dinâmica ao Sistema de Transporte Público de Passageiros, disponibilizando aos usuários informações claras, de maneira a propiciar a melhor identificação do veículo, linha e/ou destino.

O coordenador de Transporte Público, Sérgio Hubner, explicou que escolha da cor branca foi cuidadosamente calculada. “O branco é paz, pesa menos o semblante da cidade, porque o ônibus já é volumoso por si só. O branco é uma cor barata pra se retocar, e o transporte público exige muitos retoques. E tudo o que se puder economizar no sistema de transporte público, você reverte isso pra modicidade tarifária, que é o grande pedido e anseio da prefeita, em deixar esse legado da modicidade tarifária”, justificou.

Coordenador de Transporte explica opção visual à prefeita e aos secretários de Mobilidade Urbana, Lucas Dias, e de Gestão, Edimário Júnior

Os táxis terão o prazo de um ano, contado da publicação do decreto para se adaptar às mudanças. Para os ônibus do transporte coletivo, o prazo de seis meses. Novos veículos que foram incorporados ao sistema terão que cumprir a configuração determinada. Caberá à Coordenação de Transportes Públicos a fiscalização, conforme diretrizes estabelecidas no Manual de Identidade Visual dos Veículos, que estará disponibilizado no site www.pmvc.ba.gov.br, ou poderá ser retirado na Coordenação de Transportes Públicos, mediante a entrega de mídia de armazenamento eletrônico/digital (CD-ROM, pen drive etc.) para gravação ou cópia do material.