fbpx

Funceb lança edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência da Bahia

PMVC

Foto: Arla Coqueiro

Serão selecionadas 116 propostas em literatura, artes visuais, circo, música, dança e teatro. 

A Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Funceb/SecultBA), lança o edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência da Bahia com o intuito de promover a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, valorizando a história e a cultura do estado.

O certame irá premiar 116 propostas artísticas de todos os territórios de identidade da Bahia.   

Foto: Ade Zeus

A inscrição está aberta até o dia 21 de junho de 2023 no site da Funceb, através de preenchimento de formulário online; via postal, preferencialmente por SEDEX, sempre com Aviso de Recebimento (AR) encaminhadas para Funceb conforme endereço informado no edital; ou ainda entregue presencialmente na instituição.

As propostas devem tomar como eixo temático o marco histórico, desdobrando na representação do seu imaginário nos dias atuais.   

Serão selecionados projetos artísticos, inéditos ou não, nas categorias: Bandeira Independente (Artes Visuais), Circulações Literárias Decoloniais (Literatura), e Iniciativas Artísticas I e II (Circo, Dança, Música e Teatro). Para este certame, o total de recurso disponível é de R$ 3 milhões.  

Na primeira categoria, Bandeira Independente, serão aceitas propostas que apresentem releituras da bandeira nacional a partir da utilização de signos que remetam à Independência na Bahia, suas lutas e história.  

Em Circulações Literárias Decoloniais podem se inscrever propostas de circulação e difusão literária baiana sob uma perspectiva de decolonialidade por meio dos formatos de CirculAÇÃO de Artistas da Palavra, Youtubers Literários ou Booktubers, e Influencers para a Literatura Baiana.   

Já em Iniciativas Artistas I e II serão aceitas propostas diversas de criação, produção e difusão nas linguagens de circo, dança, música e teatro, nos quais atuem oito ou quatro integrantes, respectivamente, como ações performáticas, instalações, circulação de espetáculos, festivais, batalhas de dança, criação de textos dramáticos, apresentações e outras categorias indicadas no edital.  

Mantendo o compromisso de promover a diversidade e inclusão em seus instrumentos, a Fundação Cultural garantirá, neste edital, a política de cotas, sendo 30% (trinta por cento) das vagas destinadas às cotas raciais (preto/a e pardo/a), 2% para cotas indígenas, 5% das vagas destinadas às pessoas com deficiência e indutores para identidade de gênero (Mulher Cisgênero, Mulher Transgênero, Homem Transgênero e Travesti). 

Consulta Pública – Ate esta segunda-feira, 29 de maio, está aberta Consulta Pública para indicações para composição das comissões de seleção do edital. O resultado da consulta estará disponível no site da Funceb até o dia 31 de maio.

Confira mais detalhes do edital e acesse o link de inscrição em www.fundacaocultural.ba.gov.br.  

Informações: bicentenario@funceb.ba.gov.br | das 14h às 17h, através do número de telefone (71) 3324-8521. Gratuito.