fbpx

Vitória da Conquista alcança melhor desempenho na avaliação do Previne Brasil

Texto e imagens: Secom PMVC.

O Ministério da Saúde divulgou o resultado da avaliação do Programa Previne Brasil do primeiro quadrimestre de 2023, no qual Vitória da Conquista evoluiu no ranking de colocação dos municípios baianos e conseguiu aumentar a meta do indicador sintético final de 6,55% para 7,97%, em relação ao último quadrimestre de 2022.

O Previne Brasil é um programa federal que avalia, a cada quatro meses, alguns serviços desenvolvidos pelas unidades de saúde da Atenção Básica, para fazer o repasse do incentivo financeiro aos municípios.

O programa monitora sete indicadores de saúde, entre eles, as consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas, e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

A diretora de Atenção Básica do município, Ana Maria Ferraz, parabenizou as 52 equipes de saúde que atuam nas unidades de saúde do município pelo desempenho. “Queremos agradecer a todas as equipes pelo engajamento, pela coragem, pela força, pelo desempenho, porque sabemos que não é fácil, é uma tarefa árdua de todos os dias, mas deixamos aqui o nosso sincero agradecimento a cada profissional comprometido com essa missão”.

Ana Maria Ferraz

Os indicadores de cada unidade de saúde estão sendo avaliados para identificação daquelas que tiveram melhor desempenho em relação às metas dos indicadores, bem como aquelas com desempenho abaixo, para orientar e fortalecer as ações de incentivo e apoio às equipes, a fim de que possam desenvolver uma assistência cada vez mais eficiente à comunidade nos seus territórios.

“Estamos em um momento de muita satisfação, mas também cientes de que estamos aqui para apoiar nossas equipes a estarem evoluindo e alcançando, cada dia mais, numa articulação estreita com todos eles, para que a gente consiga alcançar ainda mais posições e melhorar mais os nossos indicadores e, principalmente, cumprir o objetivo que é levar uma assistência de mais qualidade para a nossa população”, concluiu Ana.