fbpx

UPB e Sesab discutem melhorias no sistema de regulação da saúde

Texto e imagem: Imprensa UPB

Com o objetivo de debater alternativas para melhorar a eficiência do sistema regulatório de saúde, ocorreu nesta quarta-feira (02), uma reunião entre o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo, acompanhado do prefeito de Encruzilhada, Dr. Lei, e a secretária de saúde do estado, Roberta Santana, além de técnicos dos órgãos.

Presidente Quinho colocou a UPB à disposição para contribuir com a solução do grave problema.

“Como eu falei com o governador, temos que enfrentar e resolver esse problema grave que é a regulação que, na verdade, é um problema de todos nós. Eu quero participar efetivamente da resolução e acrescento que a UPB fez questão de ir a São Paulo para estudar a questão. Estamos à disposição para unir prefeitas e prefeitos no sentido de trabalhar para a resolução da regulação”, declarou o presidente da UPB ao acrescentar que a recorrência do problema é o que angustia os gestores.

A secretária reafirmou que não dá para falar de regulação sem regionalização da saúde. “A gente tem muita coisa em andamento, incluindo a estruturação de rede de autossuficiência das macrorregiões”, antecipou. Roberta Santana acrescentou, ainda, o interesse do governador em ampliar o apoio aos municípios para a melhoria da atenção básica, com o objetivo de evitar complicação de casos que chegam a urgência e emergência.

Na oportunidade, a titular da pasta de saúde do estado convidou a UPB para fazer parte do grupo técnico interno da secretaria que está discutindo ações de melhoria no sistema da regulação. Vão integrar o grupo de trabalho da Sesab o superintendente da UPB, Elve Cardoso, e a coordenadora de Informações Municipais, Jacira Cavalcanti.

Em tempo: na Região Sudoeste, por exemplo, além da situação da regulação, a única Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, que atende mais de 80 municípios, vive lotada com pessoas sendo atendidas em macas, corredores, cadeiras, enfim, um verdadeiro caos que leva profissionais que atendem no setor aos consultórios de psiquiatras e psicólogos.

Recentemente, na Tribuna Livre da Câmara Municipal, o jornalista Toninho da Luz, sugeriu que o antigo aeroporto de Vitória da Conquista, o Pedro Otacílio, fosse adaptado para a criação imediata de outra UPA 24, aproveitando o gancho e a influência das lideranças petistas no poder.