fbpx

Cuidador é aliado para enfrentar isolamento dos idosos e promover socialização

Foto Freepik

O elo entre cuidadores e idosos tem se mostrado uma ferramenta poderosa no combate à solidão e ao isolamento enfrentados por muitos idosos.

Pesquisas recentes apontam que os cuidadores não apenas auxiliam nas atividades diárias, mas também desempenham um papel crucial na promoção da socialização e do companheirismo.

Foto DepositPhotos.

Compartilhar histórias, interesses e até mesmo hobbies tem fortalecido os laços emocionais, proporcionando aos idosos um senso renovado de pertencimento e conexão.

Um estudo recente conduzido por pesquisadores revelou que a presença regular de um cuidador não apenas proporciona auxílio físico, como também desencadeia uma melhora significativa nos aspectos emocionais dos idosos.

Foto Freepik

A companhia constante oferecida pelos cuidadores permite troca de experiências e até mesmo atividades de lazer, como jogos de tabuleiro e leitura em conjunto. “O envelhecimento da população tem levantado preocupações sobre a solidão e o isolamento enfrentados por essa população, no entanto, cuidadores têm desempenhado um papel eficaz para combater esses problemas”, afirma Angelina Oliveira, enfermeira da Ammo Enfermagem.

Além disso, a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental nas estratégias para combater o isolamento entre os idosos.

Cuidadores habilmente incorporam videochamadas e redes sociais na rotina dos idosos, permitindo que eles mantenham contato com familiares e amigos distantes.

Essa abordagem tem se mostrado particularmente eficaz durante a pandemia, quando as restrições de contato físico eram mais rígidas.

Para Angelina Oliveira, a presença constante dos cuidadores, aliada ao uso estratégico da tecnologia e à promoção de interações intergeracionais, tem o potencial de criar um ambiente enriquecedor, proporcionando aos idosos uma qualidade de vida mais satisfatória e significativa.


Informações à imprensa: Helder Azevedo