fbpx

Prefeita Sheila Lemos visita Fazenda Vidigal no 14º Encontro Nacional do Café

PMVC

A prefeita Sheila Lemos iniciou a agenda oficial desta segunda-feira (18) com uma visita ao 14º Encontro Nacional do Café, evento apoiado pela Prefeitura.

O encontro começou ontem (17) e segue até amanhã (19), na Fazenda Vidigal, propriedade localizada a pouco mais de 20 quilômetros da área urbana de Vitória da Conquista, na zona rural de Barra do Choça. O município esteve representado pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, técnicos da SMDR e produtores. 

Recepcionada pela proprietária da fazenda e coordenadora do evento, Valéria Vidigal, a prefeita conversou com palestrantes e visitou estandes – inclusive o da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR). 

Segundo Sheila, o apoio do Governo Municipal ao evento se deve à importância da cafeicultura no cenário econômico do Planalto da Conquista – região que abrange cerca de 15 municípios baianos, entre eles Vitória da Conquista, Barra do Choça, Encruzilhada, Cândido Sales e Planalto, entre outros.

Estande da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

“Todos sabem que Vitória da Conquista é a parte da comercialização do café, e a produção é feita em todos esses municípios circunvizinhos. A gente precisa fortalecer e incentivar essa cultura para que tenhamos um selo de qualidade do café do Planalto da Conquista, coisa que a Chapada Diamantina já conseguiu”, comentou a gestora. “Nós vamos correr para conseguir o nosso selo de qualidade do Planalto da Conquista”, assegurou Sheila.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, que acompanhou a prefeita durante a visita, também defendeu a presença da SMDR no Encontro Nacional do Café.

Segundo ele, a cafeicultura gera empregos e contribui para que os produtores permaneçam no campo. “O café é um vetor econômico muito forte para a nossa região”, disse. “Então, a gente, enquanto secretaria, tem a necessidade de participar. Estamos com o estande, atendendo produtores, e capacitando a nossa equipe para poder atender melhor ao homem do campo”, explicou o secretário.

Apoio ao agronegócio

“Graças a Deus, tivemos o apoio da Prefeitura e a vinda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural”, comemorou Valéria Vidigal, depois de percorrer estandes e intermediar conversas entre os representantes do Governo Municipal, empresários e especialistas que participam do Encontro Nacional do Café.

“Apoiar o agronegócio na nossa região é de uma importância ímpar”, defendeu a cafeicultora. “Então, a gente fica muito feliz com a presença da prefeita, de vir ver o evento acontecendo. Esse contato dela com as empresas, com os palestrantes, também. É a gente mostrando a nossa oportunidade de fazer essa transferência de tecnologia”, disse ainda Valéria Vidigal.

A tecnologia mencionada pela coordenadora do evento foi o tema do segundo fórum da programação de hoje, iniciado às 11h: “Colheita Mecanizada e Podas em Cafeeiros para Altas Produtividades”. Fabricante de equipamentos agrícolas em Batatais – SP, o empresário Cid Bertanha veio ao Encontro Nacional do Café para participar do fórum e expor algumas de suas máquinas. Entre os modelos disponíveis no evento, há um “Varre-Tudo”, responsável por recolher grãos que caem no solo durante a colheita (procedimento que contribui para evitar a proliferação de pragas) e uma “Safra Zero”, cuja função é podar pés de café.

Cid concordou com a prefeita Sheila Lemos, com quem conversou, e enxerga um potencial na produção local – o que explica o fato de ter viajado aproximadamente mil quilômetros, desde o interior de São Paulo, para participar do evento. “Esta região é muito promissora na produção de café de qualidade”, avaliou o empresário. “Nós acreditamos no projeto do café do planalto baiano, nesta planície com altitude excelente para se produzir um café de qualidade. Aqui tem tudo para se ter um café com a marca da região e com a qualidade para exportar para o mundo inteiro como um café gourmet, um café especial, com bebida acima de 84 pontos”, afirmou Cid, recorrendo a uma classificação internacional que confere pontuações aos tipos de café e considerando “especiais” os que recebem acima de 80 pontos.

Cid Bertanha, de Batatais-SP

Evento segue até terça-feira (19)

O 14º Encontro Nacional do Café continua até amanhã, com atividades coordenadas por especialistas de várias cidades da Bahia e de outros estados, como Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Norte. A programação contém fóruns, palestras, minicursos, dinâmicas de campo e uma grande diversidade de estandes. Outras atrações são a exposição de posters de trabalhos científicos sobre o tema, oficinas na Sala do Senac e o Coffee Kids, evento destinado às crianças.

A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser conferidas nos perfis da Fazenda Vidigal no Instagrame no Facebook.