fbpx

Prefeitura e IFBA assinam termo de Cessão do Centro Vocacional e Tecnologico de Itapirema

A Prefeitura de Vitória da Conquista e o Instituto Federal da Bahia (IFBA) firmaram termo de cooperação técnica, relativo ao Centro Vocacional e Tecnológico (CVT) de Itapirema, que já abriga os estudantes do Centro de Educação Infantil da localidade, que passa por reforma.

A assinatura do termo de cessão foi realizada, nesta manhã (25), pela prefeita Sheila Lemos e pelo diretor do Ifba, Felizardo Rocha.

A prefeita se mostrou empolgada com a parceria.

Texto e imagens: Secom PMVC.

“Estamos com as nossas crianças da Educação Infantil lá nesse momento, porque estamos reformando a nossa escola de Itapirema e no ano que vem vamos estar com esse espaço para trabalhar com a educação de jovens, adultos e crianças, fortalecendo a presença da educação no povoado. Além de vislumbrar outros convênios com o Ifba para fortalecer o vínculo do homem do campo no campo e levar qualificação para os nossos jovens do município”, comentou.

O Centro de Vocação Tecnológica foi pensado para ser utilizado na parte de desenvolver cursos de capacitação na área de cerâmica. Mas ao longo do tempo se percebeu que o povoado não trabalhava mais com argila e não tinha interesse em voltar a trabalhar. “Não conseguimos viabilizar outros cursos lá. Mas o propósito desse equipamento é atender um fim público, que é a educação pública. Então, acreditamos que essa cessão do espaço para fins de educação trará benefícios para os povoados do entorno”, afirmou Felizardo.

Fortalecimento da parceria

Na conversa entre a prefeita, o diretor e o secretário e a subsecretária de Educação, respectivamente, Edgard Larry e Selma de Oliveira, foi citado a necessidade de cursos profissionalizantes, de tecnólogos, graduação e até mestrado que respondam a necessidade do município. “Nós estamos em vias de implantação do polo têxtil e vamos precisar dessa mão de obra qualificada e o Ifba consegue fazer essa qualificação através dos cursos que lá existem. Já vem sendo uma parceria boa e a tendência é se fortalecer cada vez mais”, afirmou a gestora.

E o diretor do Ifba confirmou: “temos outras ideias de parceria, principalmente na área de educação, para desenvolver nos anos posteriores”. Ele revelou que a instituição pretende ofertar um mestrado profissional, no qual os participantes sairão capacitados para buscar solução de problemas internos das empresas. “A entrega será um documento técnico. A ideia é começar com a área de administração”, completou.