fbpx

Prefeitura lança Programa “Mulheres que Conquistam

Texto e imagem: Secom PMVC

Germinar, Crescer e Frutificar são o percurso a ser trilhado pelas Mulheres que Conquistam – programa da Sala da Mulher Empreendedora da Prefeitura de Vitória da Conquista, que vai reunir, todas as terças-feiras, 120 mulheres com o objetivo de incentivar o crescimento e a sustentabilidade de pequenos negócios conduzidos por mulheres, a fim de que elas alcancem melhores resultados. O lançamento foi nesta sexta-feira (15), no auditório do Sest/Senat, e contou com exposição de serviços e produtos das empreendedoras participantes e momentos de bate-papo com os facilitadores do programa.

Coordenadora Efigênia Ferreira

A coordenadora da Sala da Mulher Empreendedora, Efigênia Ferreira, falou do imenso prazer em receber as mulheres empreendedoras no lançamento do programa e agradeceu ao Governo Municipal, aos parceiros e às empreendedoras presentes. Ela reforçou a finalidade do Mulheres que Conquistam. “São programas assim que fazem que essa oportunidade e essa transformação aconteçam para nós mulheres. Hoje, a gente planta e é de semente em semente que a gente realiza sonhos. Vamos fazer acontecer.”, declarou Efigênia, sobre os aplausos das mentoradas.

“Sou uma mulher que conquista. Já estou pegando aquela rampa. Vou chegar lá”, reagiu a artesã Rose Roque, uma das expositoras do evento que participará da assessoria “Crescer”. O negócio dela nasceu no mesmo ano que a Sala da Mulher Empreendedora e vem crescendo junto com o espaço criado pela Prefeitura de Vitória da Conquista. “Ah, gente, é assim maravilhoso. A Sala da Mulher veio pra dar aquela reviravolta na minha vida e na vida de muitas mulheres em Vitória da Conquista”, completou.Efigênia Ferreirae Rose Roque

Mudança e superação se conectam, assim como os presentes no lançamento foram conectados com a história de vida da esteticista e cosmetóloga Lila Barreto. A palestrante falou como os conhecimentos, a exemplo dos que serão ministrados nas oficinas, fizeram a diferença na sua carreira que já tem 25 anos. “Vai chegar o tempo que você vai ser procurada para falar da sua história de vida, de que você não parou e avançou, sem esquecer do início. Essas oportunidades são riquíssimas”, disse.

Lila também chamou a atenção de que, além de colocar o conhecimento em prática, é preciso ter propósito e cuidado. “O empreendedor vai sempre sentir a dor do cliente e vai procurar a resolução. Minha missão é tocar em vida através da estética. Pessoas precisam de pessoas, mas não é qualquer tipo de pessoa, e sim de pessoas que cuidam”. E quem esteve presente pôde vivenciar a motivação e a emoção desse momento.

Um dos poucos homens presentes no evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico em exercício, Paulo Williams, ressaltou a valorização e a promoção de políticas para mulheres implementadas pelo Governo Municipal. “A prefeita Sheila Lemos tem tido esse olhar especial e demonstra isso ao instituir a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) e já solicitar que a Sala da Mulher Empreendedora fique no mesmo espaço. E nós, enquanto secretaria, temos como objetivo a geração de emprego e renda, fazendo com que a qualidade de vida melhore em nosso município”, discursou.

Paulo Williams ainda sugeriu que as participantes estejam atenta aos movimentos do Polo Têxtil que vai gerar 8 mil empregos diretos e indiretos. “Vários setores ganharão com a implantação da Feira de Moda Conquista, além de aumentaram o poder de compra das famílias conquistenses”, afirmou.

Como será o programa

Os encontros acontecem todas às terças, na Sala da Mulher Empreendedora, sede da SMDE. O Mulheres que Conquistam está dividido em três eixos temáticos respectivamente:

Assessoria Germinar – empresas que possuem somente a ideia de negócio ou que iniciaram suas atividades sem nenhum planejamento prévio e ainda precisam definir processos e ganhar clientes. A “Germinar” terá 12 encontros pela manhã, das 9h às 11h.

Assessoria Crescer – Apoiam empreendedoras que possuem mais de um ano no mercado e não conseguem crescer. Essa assessoria também terá 12 encontros, das 14h às 16h.

Assessoria Frutificar – Auxiliará na abertura de mercado e a escalar o negócio. A “Frutificar” será das 18h30 às 20h30, tendo 10 encontros.

Às quintas-feiras, quinzenalmente, as participantes terão oportunidade de adquirir conhecimentos e técnicas de utilização das redes sociais para impulsionar a divulgação dos seus produtos e serviços. É o Quinta do Flash.