fbpx

Vitória da Conquista e Fecularia Conquista realizam a 1ª Feira de Mandioca nesse sábado

Fecularia Conquista, povoado de Corta Lote

O povoado de Corta Lote, situado no distrito de Inhobim, teve um sábado diferente.

O dia foi foi todo dedicado à  1a Feira da Mandioca de Vitória da Conquista, realizada pela Fecularia Conquista com apoio da Prefeitura Municipal.

No espaço se viu desde o empreendedorismo rural  e tecnologia produtiva, com exposições, palestras e dia de campo, até música e culinária, com a participação de agricultores, produtores e acadêmicos do município e região.

A prefeita Sheila Lemos levou sua mensagem à comunidade e aos produtores. Também estavam presentes, o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Breno Pereira Vargas, o vereador Ricardo Babão, o representante da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, André Lordelo, o professor Dr. de Curso de Agronomia da Uesb, Anselmo Viana, o representante da gerência regional do Sebrae, Fernando Suzart e o representante da Embrapa, Elton Fleck.

Diretor administrativo da Fecularia Conquista, Lucas Oliveira destacou que a empresa abriu as portas para fomentar e contribuir com o desenvolvimento da produção de mandioca no município. “Esse é o intuito nosso, esse é o intuito da feira, mostrar o que a gente já está fazendo, o que nós vamos fazer, o que a região já tem. Acredito que a feira vai abrir muitos caminhos e isso é importante. Agradecer a todo mundo, à prefeita que colaborou com o evento”, ressaltou Lucas.

Texto e imagens: Secom PMVC

A prefeita Sheila Lemos destacou o trabalho da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e lembrou da parceria com a fecularia para o desenvolvimento da produção de mandioca na região. “Quando eu estive aqui em 2021, Lucas me mostrou e eu vi o potencial dessa fecularia, mas ele estava desanimado, pois, estava comprando produção de mandioca de outras cidades, porque aqui os produtores estavam desencorajados”, disse.

Segundo Sheila, durante a conversa, ela questionou o porquê do desânimo se a terra é propícia para o cultivo da mandioca. “Então, eu disse a ele que iríamos iniciar um trabalho em conjunto para fazer com que as pessoas voltassem a produzir aqui nessa terra. Oferecemos assistência técnica e hoje estamos aqui vendo o fruto deste trabalho, que também contou com a parceria da Uesb, da Embrapa e do Sebrae. Tenho certeza que no próximo ano nós vamos ter o dobro de inscrições de hoje, porque essa feira será um sucesso”, ressaltou a prefeita.