fbpx

British Council mapeia demandas dos professores de inglês da rede pública

Primeira edição do Self-Assessment for Teachers busca colher percepções de até 20 mil docentes de forma anônima para entender demandas de competências pedagógicas; dados servirão de base para curso voltado a professores do ensino público, que poderão concorrer a 500 bolsas integrais.

Buscando agregar novos conhecimentos aos professores de inglês que atuam na rede pública, além de aprimorar a qualidade do ensino do idioma em escolas municipais e estaduais, o British Council acaba de lançar no Brasil uma inciativa que busca ouvir esses profissionais e entender quais são as habilidades que, segundo os próprios docentes, precisam ser melhor desenvolvidas.

Trata-se da primeira edição da pesquisa Self-Assessment for Teachers (SAT), cujo objetivo é mapear as principais demandas de competências pedagógicas junto a professores de inglês da rede pública de ensino.

A expectativa da organização britânica é de que até 20 mil docentes de todo o Brasil participem do levantamento, que é anônimo, gratuito, 100% online e acessível por qualquer dispositivo (computador, celular ou tablet) por meio do link https://bit.ly/3PtwwJE.

O acesso à pesquisa ficará disponível por três semanas, entre os dias 2 e 22 de outubro – período que inclui o Dia dos Professores, celebrado mundialmente em 5 de outubro e no Brasil em 15 de outubro.

O levantamento conta com 28 perguntas, 12 delas relacionadas a habilidades específicas. O tempo médio necessário para completar o questionário é de, aproximadamente, 15 minutos.

Os dados colhidos no levantamento servirão de base para a próxima edição do programa Teaching for Success, previsto para o primeiro trimestre de 2024, após o feriado de Carnaval.

A iniciativa reúne conteúdos qualificados de formação profissional continuada, assim como mediação por profissionais com competência certificada pelo British Council globalmente, para ajudar professores a melhorar a performance do ensino em sala de aula, além de proporcionar melhores resultados para os alunos.

Para o próximo Teaching for Success, o British Council concederá 500 bolsas de estudo integrais. Todos os mais de 127 mil professores de inglês da rede pública de ensino, seja ela federal, estadual ou municipal, segundo dados do Observatório para o Ensino da Língua Inglesa, serão elegíveis a concorrer ao benefício. A seleção seguirá critérios como uma divisão equilibrada por regiões geográficas.

“Considerando o sucesso sem precedentes da ELT Week Brazil 2023, que atraiu mais de 100.000 profissionais em sessões de formação continuada online nos últimos meses, acreditamos que professores de inglês de todo o País irão colaborar conosco nesse mapeamento. Assim poderemos ouvir suas vozes e preparar projetos com uma aderência cada vez maior aos seus interesses”, afirma Alessandra Moura, gerente sênior de programas de língua inglesa e educação básica do British Council.

Secretarias estaduais e municipais de educação em todo o Brasil poderão solicitar ao British Council um kit contendo todas as perguntas da pesquisa, permitindo uma análise prévia dos docentes. Futuramente, os resultados do levantamento serão agrupados por Estado e por cidade em relatórios que também poderão ser disponibilizados pela organização britânica, sob demanda dos secretários de educação.

Os resultados da pesquisa SAT também irão apoiar a criação de novos programas de formação continuada do British Council, de acordo com as necessidades apontadas pelos professores.

“Faz parte do nosso compromisso compreender a realidade local do ensino da língua inglesa nas escolas, especialmente na rede pública de ensino. Com base na visão dos próprios professores, trabalhamos para ajudar a solucionar grandes desafios e seguir ampliando a qualidade do ensino do idioma para o maior número possível de alunos, que poderão ser melhor preparados para o futuro”, diz Tom Birtwistle, Diretor do British Council no Brasil.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Apoiamos a paz e a prosperidade construindo conexões, entendimento e confiança entre as pessoas no Reino Unido e em países do mundo todo. Fazemos isso por meio de nosso trabalho em Artes e Cultura, Educação e Língua Inglesa. Trabalhamos com pessoas em mais de 200 países e territórios e estamos presentes em mais de 100 países. No ano fiscal de 2021-22 atingimos 650 milhões de pessoas.

Contatos para a imprensa (MARCO): Mila Gallate // Douglas Meira