fbpx

Nesta segunda-feira, (09), Prefeita Sheila Lemos inaugura o “Facilita Saúde” na Praça Victor Brito

Texto e imagem: Secom PMVC.

Seis serviços ligados à saúde concentrados num mesmo novo e confortável espaço

A partir desta segunda-feira (9), a Central de Regulação, Farmácia da Família II, Vigilância Sanitária, Tratamento Fora do Domicílio (TFD), setor de AIH/APAC e mais uma unidade do cartão SUS estarão reunidos em um só lugar: no Facilita Saúde, situado na Praça Vitor Brito, nº 9, no Centro, onde funcionava a escola Padre Gilberto.

A proposta desse novo equipamento de saúde é reunir todos os atendimentos referentes a esses seis serviços de saúde em espaço amplo, com acessibilidade e mais adequado à população e às equipes. “O Facilita vai melhorar essa questão do acesso, porque esses serviços estão separados e, muitas vezes, um depende do outro. Então essa comunicação será mais rápida e resolutiva tanto para a equipe, quanto para o usuário, que não vai precisar ficar circulando pela cidade para conseguir seus objetivos. E estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o processo de trabalho e a qualidade da assistência à nossa população”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues.

Com uma área total de 4.045 metros quadrados, com adaptações realizadas na estrutura, o Facilita está localizado num ponto estratégico do Centro da cidade, a poucos metros da Estação Herzem Gusmão e das paradas de ônibus – de forma a melhorar o acesso da população urbana e rural aos serviços disponíveis. Alguns dos serviços que estarão no Facilita vão deixar de funcionar em outros imóveis alugados.

O sistema de atendimento do Facilita Saúde será semelhante ao formato de SAC, com uma recepção central totalmente informatizada, onde os usuários receberão as senhas de atendimento que serão acionadas nos televisores.

A inauguração será às 9h de segunda-feira (9), com a presença da comunidade, autoridades políticas e sociedade civil.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS

Farmácia da Família II/ Farmácia Escola da UFBA – além da dispensação de medicamentos do componente Básico e Estratégico da Assistência Farmacêutica em sete guichês, a farmácia continuará ofertando o Atendimento Clínico Farmacêutico aos seus pacientes, que vai desde a orientação do paciente para o tratamento correto, ao monitoramento da condição do paciente por meio da avaliação clínico farmacêutica, realização de hemoglobina glicada, perfil lipídico, avaliação de pé diabético, encaminhamentos e articulação em toda a rede de saúde e Programa de Automonitoramento Glicêmico.

Central de Regulação e Procedimentos Especializados (CRPEE) – Regulação/autorização de Tomografias, Ressonâncias, Cintilografias, Biópsias/estudo anatomopatológico, Colonoscopias, Videolaringoscopias, exames pré-operatórios da otopedia e consultas e/ou procedimentos destinados ao tratamento oncológico, tratamento de cardiopatias graves, tratamento de Insuficiência Renal Crônica e tratamento de doenças imunossupressoras. Demais demandas continuam tendo como referência sua Unidade Básica ou Unidade de Saúde da Família para regulação dos atendimentos solicitados.

AIH/APAC – processos de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) ou Autorização de Procedimentos Ambulatoriais (APAC), previamente emitida por cirurgião.

Tratamento Fora do Domicílio (TFD) – Cadastro de pacientes que necessitam de atendimentos/procedimentos via TFD (tratamento fora do domicílio), quando não estão disponíveis na rede de saúde do município, com laudo já emitido previamente por profissional médico da rede assistencial pública de Vitória da Conquista.

Vigilância Sanitária – serviços de licença sanitária, pareceres técnicos e documentos relativos aos locais de fabricação, controle, importação, armazenamento, distribuição e venda de produtos e de prestação de serviços no município.

Cartão SUS – emissão ou atualização do Cartão Nacional de Saúde.

O laboratório de entomologia do Centro de Controle de Endemias também será transferido da Funasa para o Facilita, dando suporte aos programas de controle de vetores – arboviroses, animais peçonhentos, doença de Chagas e leishmaniose.