fbpx

Prefeita Sheila Lemos ouve demandas para revitalizar o centro de Conquista

Na tarde desta segunda-feira, a Prefeita Sheila Lemos acompanhada de sua assessora Cléa Malta e dos secretários Marcos Ferreira e Jacques Yoshiura, participou de reunião na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista – CDL VCA, ouvindo reinvindicações de empresários de diversos setores da economia local com vistas à revitalização do comércio no centro da cidade.

Além da CDL, a Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista (Acivic) e a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) também apresentaram ideias e demandas de suas categorias, incluindo a criação de espaços de convivência, com paisagismo e arquitetura que permitam a realização de eventos culturais e gastronômicos para atrair mais visitantes.

A proposta das entidades que congregam comerciantes de vários segmentos e interessados na matéria teve como objetivo sugerir ao executivo, opções de melhoria em alguns aspectos que pudessem favorecer o empresariado como um todo.

A Prefeita Sheila Lemos tem suas origens no comércio, como ela mesma se refere como nascida dentro das lojas da família onde fora criada, e deixou a liderança de uma dessas lojas para ser a prefeita da cidade, conhece bem todas as necessidades do centro comercial e procura localizar parceiros empresariais dispostos a investir nos projetos, já que a prefeitura não dispõe de recursos financeiros para realizá-los.

Por exemplo, a Fainor, representada por seu diretor Neto, se prontificou a participar como colaboradora através de seus alunos e professores de engenharia e arquitetura, nos projetos que vierem a ser desenvolvidos através de parcerias público privada.

Na visão da prefeita Sheila Lemos, “a mobilidade urbana deve se preocupar em dar ao pedestre todas as facilidades de circulação pelas ruas centrais, levando em consideração o conceito de que quem compra são as pessoas, quem entra nas lojas, quem passa vendo vitrines e pesquisando preços são as pessoas, por isso, manter livre sua circulação torna-se fundamental”.

O Presidente da CDL VCA, Márcio Pedro, que comandou a reunião, lendo os ofícios assinados pelas entidades parceiras disse que “essa reunião, e outras que virão, apesar de técnicas, são significativas para o desenvolvimento do comércio local e um investimento no futuro da nossa comunidade”.

As sugestões apresentadas abrangem desde reformas estruturais, como a melhoria das vias e calçadas, até questões de segurança e incentivos para negócios locais. Também estão entre as demandas, medidas para aumentar a acessibilidade, a inclusão de áreas verdes e a criação de espaços de lazer para atrair mais visitantes e compradores para o centro. Além de sugerir opções de laser, com atrações musicais e outras formas de diversão.