fbpx

Hospital Municipal Esaú Matos promove ações voltadas ao cuidado integral de crianças

Hospital Municipal Esaú Matos promove diversas atividades voltadas para o cuidado integral e multidisciplinar de crianças, gestantes e puérperas

Como parte da programação da 8ª Semana do Bebê, a Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, por meio do Hospital Municipal Esaú Matos, promoveu uma série de atividades de promoção à saúde, prevenção e cuidados voltados às crianças, gestantes e puérperas.

A iniciativa, idealizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), faz parte do calendário de Vitória da Conquista desde 2019, destacando-se como uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância.

O setor de Práticas Integrativas e Complementares realizou algumas oficinas voltadas para puérperas que estão com seus bebês internados no hospital. Para as mamães da UTI Neonatal foi ofertada a oficina de artesanato. Na oportunidade, elas aprenderam a fazer chaveiros de feltro, um momento que, além de aprendizado, proporcionou conforto, atenção e descontração. Para Maria de Fátima, mãe de Caleb, a oficina foi um refúgio: “Foi muito bom para ocupar a mente, pois, aqui a hora parece não passar, é muito difícil para nós. Então, foi uma atividade interessante para ocupar a mente e aliviar nossas preocupações”, afirmou ela.

Maria de Fátima

Já as mamães do Alojamento Família Canguru participaram da Oficina com Móbile. A atividade foi conduzida pela fisioterapeuta neonatal e pediátrica, Juliana Lessa. Durante o encontro, elas aprenderam a confeccionar  móbiles feitos com materiais de  baixo custo, como canos de PVC, bambolês e fitas de cetim. “Com essa oficina, buscamos reforçar o direito a brincar, já que o tema central da Semana do Bebê deste ano é com relação aos direitos da criança na primeira infância, e brincar é um direito da criança. O brincar pode começar desde cedo, não é porque é um bebê, não é porque é prematuro, que ele não pode brincar”, reforçou Juliana Lessa.

Juliana

A fisioterapeuta ressaltou, ainda, que atividades como essas dão melhores condições para o desenvolvimento saudável. “Na oficina, a gente orientou as mães como brincar, como deixar o bebê fazendo o uso desse brinquedo. A gente orientou a questão do tatame no chão, que aí a gente já introduz o tummy time, da brincadeira do prona, que é ficar de barriguinha pra baixo, da importância disso para o desenvolvimento motor do bebê”, destacou.

O Banco de Leite organizou rodas de conversa com gestantes de alto risco no Ambulatório do Hospital Esaú Matos. Estas sessões focaram nos benefícios do aleitamento materno, desde o fortalecimento da imunidade até o estímulo ao desenvolvimento saudável nos primeiros meses de vida. Além de informar, essas interações reforçaram a conscientização sobre a importância do aleitamento materno, promovendo a saúde e o bem-estar de mães e bebês, em pequeno, médio e longo prazo.

O Grupo de Trabalho Humanizado também realizou atividades especiais durante a Semana do Bebê, como apresentações de fantoches na ala pediátrica do Hospital Esaú Matos. A interação lúdica com as crianças visou deixar o ambiente hospitalar mais acolhedor, contribuindo assim para o tratamento e recuperação dos pequenos pacientes.