fbpx

Conscientização sobre a hanseníase desenvolvida nos serviços da rede municipal de saúde

Ao longo deste mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está desenvolvendo diversas ações de enfrentamento da Hanseníase em toda rede municipal de saúde, por meio da campanha Janeiro Roxo, com o tema “Hanseníase: conhecer, tratar e acolher”.

Na manhã desta sexta-feira (26), dentre as atividades da campanha, a equipe do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária (CMPDS) realizou mais uma sala de espera no Cemae, orientando e informando os pacientes que aguardavam ser atendidos, sobre a prevenção, os sinais de alerta da doença, além do acesso ao diagnóstico e tratamento na rede pública de saúde.

Por ser uma doença historicamente estigmatizada, a campanha prioriza a conscientização das pessoas. “É preciso que a gente alerte, informe e faça com que a população e os profissionais de saúde conheçam o que é a doença, para que possamos fazer o tratamento no tempo oportuno, impedindo a transmissão da doença e captando outras pessoas que possam estar doentes dentro daquele convívio domiciliar ou social”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Amanda Lima.

As ações também estão sendo feitas pelas equipes das unidades de saúde da Atenção Básica, desde o início do mês, com palestras educativas abordando os pacientes em sala de espera, a fim de que eles também sejam replicadores das informações transmitidas sobre o enfrentamento da doença.

“Entendemos que a partir do momento que a gente faz esse trabalho educativo, nós vamos conseguir identificar o mais rápido possível, iniciar o tratamento e garantir a cura desse paciente, de uma forma acolhedora para diminuir, tanto as sequelas da doença físicas e também psicológicas”, finalizou a coordenadora.