fbpx

Programa Governando com as Pessoas já mobilizou cerca de 400 pessoas na etapa de ampla escuta

Moradores do Alto Maron recebem orientações sobe como participar do Governando com as Pessoas

Quase 400 pessoas já participaram das mobilizações que vêm sendo realizadas pelo Governo Municipal, a fim de cumprir o primeiro ciclo do programa Governando com as Pessoas que abrange os bairros Alto Maron e Ibirapuera e o distrito de Inhobim. A Secretaria Municipal de Governo destacou mobilizadores para percorrer as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), as unidades de saúde e as escolas situadas nessas três localidades, a fim de orientar os moradores sobre como preencher o formulário e registrar suas sugestões de obras e serviços para as localidades onde moram.

Na atual etapa de ampla escuta, o preenchimento dos formulários pode ser feito até o dia 28 de janeiro. Para incluir as pessoas que têm dificuldades de acesso à votação online, a Prefeitura designou, entre as equipes dos Cras, das unidades de saúde e das escolas, servidores para receberem as pessoas, orientá-las sobre a votação e oferecer-lhes os equipamentos necessários para que elas possam fazer suas sugestões.

A fase seguinte, a ser cumprida entre 15 e 25 de fevereiro, consistirá numa votação, a partir das sugestões feitas durante a fase de ampla escuta. E, de 7 a 17 de março, será a terceira etapa da triagem, com a eleição das prioridades para cada bairro e distrito. As obras e serviços que forem eleitos serão executados pela Prefeitura.

Eles podem preencher o formulário até o dia 28

“Simples e fácil”

A aposentada Maria do Carmo Araújo, 68 anos, participou de uma mobilização nesta terça-feira (23), na Escola Municipal Antônia Cavalcanti, no Alto Maron, onde mora. “É muito gratificante, porque a gente pode reivindicar aquilo que a gente precisa”, disse a moradora, que pretende convencer os vizinhos a elegerem a reforma da praça Gérson Sales e a instalação de uma academia ao ar livre, como prioridades locais.

“Aqui no Alto Maron tem muito idoso e muita gente que precisa”, justificou Maria do Carmo. “Tem muita gente que pode pagar academia, mas também tem gente que não pode. Como eu, que sou aposentada, pago aluguel e tenho outras prioridades”.

Outra participante do Governando com as Pessoas, a auxiliar de saúde bucal Cristina Fernanda Neves, 26 anos, participou da mobilização realizada na semana passada, na Praça Ceus, ao lado de outros moradores do loteamento Panorama e de outras localidades do Alto Maron. Ela já preencheu o formulário com a sugestão que considera prioritária: o asfaltamento do Beco do Amor, próximo à rua Bela Vista, no Panorama.

“É simples e fácil, não leva muito tempo”, disse Cristina, após preencher o formulário do Governando com as Pessoas, num computador disponibilizado na sede do Cras 6, no loteamento Nova Cidade. “Agora, é hora de os moradores se mobilizarem, votarem e unirem forças para a gente conseguir uma obra e um serviço para o bairro. Tem muitas coisas para se fazer, mas a gente vai conquistando isso aos poucos”, complementou.Maria do Carmo AraújoCristina Fernanda Neves

Multiplicando

Para Meire Oliveira, que integra a equipe de mobilizadores do Governando com as Pessoas, é importante destacar a importância da difusão das informações entre a população. “Acredito até que seja um dos momentos mais importantes para o programa, porque é quando as pessoas vão responder o questionário e escrever o que elas pretendem de fato para o seu bairro”, explica.

Segundo ela, a principal função da equipe de mobilizadores é convencer os moradores a atuarem como multiplicadores, junto aos familiares, vizinhos e conhecidos.

“Tenho certeza de que essas pessoas que aqui estão, e as outras mais de 300 que já estiveram anteriormente conosco, tenho certeza de que elas estão fazendo um excelente trabalho, sendo multiplicadores e repassando para a sua comunidade a importância do programa Governando com as Pessoas”, observou Meire.

Meire Oliveira

Como preencher

Ao preencher o formulário, a pessoa deve informar seu nome, CPF e número para contato, e dizer se mora na zona urbana ou na zona rural. Em seguida, escolhe o bairro ou o distrito. Depois, seleciona a categoria na qual se enquadra a sua sugestão de obra ou serviço.

Por exemplo, se a sugestão for a reforma de uma quadra de esportes, deve-se marcar a opção “lazer”; se for o recapeamento asfáltico de uma rua ou avenida, marca-se a opção “infraestrutura”. Mas, se o desejo for a reforma de uma unidade escolar, é necessário clicar no item “educação”. Além das mencionadas, há outras quatro categorias macros: saúde, segurança, economia e serviços.

Em cada categoria macro, existem as categorias micro. Por exemplo, na categoria “serviços”, há 14 subitens. Depois de escolher essa subcategoria, a pessoa poderá listar sua sugestão.