fbpx

Fumacê começa o combate ao mosquito Aedes Aegypti nesta terça-feira em Vitória da Conquista

A partir desta segunda-feira, quatro Unidades de Saúde da Família de Vitória da Conquista passam a atender no modelo sentinela, voltado, prioritariamente, aos pacientes considerados fichas verdes e azuis com sintomas de dengue ou de síndromes respiratórias, no horário das 14h às 22h.

São elas: USFs Solange Hortélio (Urbis II), Morada dos Pássaros, João Melo Filho (Ibirapuera) e Nova Cidade. As fichas serão preenchidas até as 20h, a depender da demanda de pacientes, e os atendimentos seguem até as 22h.

As equipes das unidades de saúde também participaram de atualizações sobre o manejo clínico das arboviroses, que estabelece um fluxo de atendimento aos pacientes com sintomas suspeitos de dengue, que vai desde o acolhimento na unidade de saúde ou até a unidade hospitalar.

Além disso, foram providenciados leitos de retaguarda no Hospital São Vicente e um fluxo foi alinhado com o Samu 192 para os pacientes graves que necessitarem de remoção para uma unidade hospitalar.

Outra reunião também foi realizada com a direção do Hospital de Geral de Vitória da Conquista, a fim de definir o fluxo de pacientes com classificação amarela e vermelha.

O Governo do Estado, em uma tentativa de mitigar a crescente ameaça da dengue em Vitória da Conquista, liberou o uso intensivo do Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê.

Oito veículos foram deslocados para o município nesta segunda-feira, iniciando o ciclo de pulverização na terça (27), em virtude do crescimento de 1.100% no número de casos da doença, quando comparado com o mesmo período de 2023.

Considerada por especialistas a última barreira de defesa contra a proliferação do Aedes aegypti, a medida já tinha sido adotada entre os meses de agosto a novembro de 2023, o que expõe as falhas no planejamento e execução das políticas de saúde municipais, tendo em vista o elevado índice de infestação na cidade.