Comércio, bancos e repartições fechados na próxima sexta-feira: feriado nacional
Embora o estado seja laico, ou seja, não se vincule a nenhuma crença religiosa, o país segue o calendário considerando os eventos cristãos.
Nesta sexta-feira, 29 de março, será comemorada a Paixão de Cristo e por isso é feriado nacional.
Automaticamente o funcionamento do comércio, dos bancos e das repartições públicas municipais, estaduais e federais é alterado. Funacionam apenas os servios considerados essenciais. A justiça mantém o Plantão do Judiciário que segue até segunda, 01 de abril.
A sexta-feira da Paixão de Cristo também é chamada de sexta-feira santa. Pelo calendário religioso é nesta data em que os critãos se reúnem para celebrar a morte de Jesus Cristo, antecedendo o domingo de Páscoa onde é comemorada a ressurreição.
Dando espaço para os ritos religiosos, estes dias são considerados feriados.
Os clientes bancários podem ficar despreocupados, o funcionamento dos bancos na Semana Santa não terá grandes alterações.
A única exeção fica para cidades onde há comemoração de feriado local, por exemplo, aniversário da cidade, do santo padroeiro, e outros em que há decreto de feriado municipal que interfere a abertura das agências.
Seguindo a organização da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) nesta semana o funcionamento segue a ordem. Por não se tratar de um dia útil, as regras sobre os serviços bancários são os mesmos do final de semana. Isso significa que permanecem disponíveis nestas datas:
PIX – funciona 24 horas por dia;
Saque em caixa eletrônico – funciona até às 22h nas agências;
Cartão de débito e crédito – funcionam 24 horas por dia;
Recarga de celular – funciona 24 horas por dia.