fbpx

Itaú Unibanco expande concessão de crédito para pequenos empreendedores da Bahia

Banco registrou no último ano um aumento de 73% na contratação do produto no estado e reuniu mais de 200 especialistas de microcrédito locais para fomentar o crescimento de pequenos negócios

Com uma proposta arrojada de disponibilizar o dinheiro na conta do cliente em poucos minutos após a contratação do microcrédito, o Itaú Unibanco registrou um crescimento acelerado na contratação do produto. Somente na Bahia, o aumento foi de 73% nos últimos doze meses (março23 x março24).

“Sabemos da importância do acesso rápido e fácil ao crédito e trabalhamos para atender os pequenos empreendedores com agilidade e excelência, contribuindo com o crescimento e a transformação socioeconômica local”, comenta Gustavo Andres, diretor de Produtos de Crédito do Itaú Unibanco.

A carteira de clientes também cresceu na região e o banco registrou o aumento de 5x na comparação de 2022 x 2023. O número de parceiros do Itaú, que atuam como especialistas de microcrédito, mais que dobrou na Bahia, com 132% de aumento no mesmo período (2022 x 2023).

Com 100% de sua força comercial sendo parceiros autônomos (PJ), especializados na oferta de microcrédito e no cenário empreendedor local, o Itaú tem apostado cada vez mais no empreendedorismo Baiano. Além de intensificar o acesso ao crédito produtivo, o banco tem fomentado uma agenda de eventos com o objetivo de trazer conhecimento sobre negócio. A iniciativa visa contribuir com o crescimento sustentável de seus parceiros e clientes, ambos microempreendedores da região. Nesse sentido, na última sexta-feira (5 de abril), o banco realizou a segunda edição do evento Conexão Empreendedores na Bahia e assim como os demais dados, o número de especialistas no evento também registrou crescimento comparado ao ano passado.

“Isso reforça o crescimento sustentável, levando oportunidades para pequenos empreendedores, sejam clientes ou especialistas de microcrédito. Buscamos estabelecer parcerias com nossos empreendedores, pois acreditamos que juntos podemos impulsionar o crescimento e a transformação socioeconômica da Bahia e de todo o Nordeste”, afirma Andres.

Mulheres Empreendedoras

Atualmente, 63% da carteira de clientes do Microcrédito do Itaú na Bahia é composta por mulheres. Pensando exclusivamente nesse público, o banco também preparou uma programação dedicada a elas para levar conteúdo e informação sobre aprimoramento de negócios e gestão financeira (pessoa e profissional). A agenda especial contou com palestras de especialistas em empreendedorismo e gestão. Na ocasião, as participantes puderam conhecer o Itaú Mulher Empreendedora, projeto que visa impulsionar negócios liderados por mulheres — independentemente de serem ou não clientes do banco. A iniciativa, que é totalmente gratuita, já beneficiou mais de 850 mil empreendedoras em todo o Brasil e está com 20 mil vagas de capacitação disponíveis, sendo 10 mil por meio do “Empreenda e Renda”, que possui trilhas de conteúdo de gestão do negócio, marketing, vendas, liderança e finanças, e as outras 10 mil vagas por meio do “Ela Empreende”, oferecido por meio do whatsapp.

“Entendemos que, ao apoiar e fomentar o empreendedorismo feminino, estamos não apenas criando oportunidades de geração de renda, emprego e independência financeira para as mulheres, mas, também, gerando impacto positivo para a economia local e potencial de geração de empregos. Há mais de 10 anos, o Itaú Mulher Empreendedora gera impacto significativo na vida de milhares de mulheres que possuem ou querem ter o seu próprio negócio”, comenta Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco.

Comunicação Corporativa – Itaú Unibanco