fbpx

Prefeita Sheila estrutura renovação de acordo de cooperação técnica com a ChildHood Brasil

Texto e imagens: Secom PMVC.

Na tarde desta quinta-feira (11), a prefeita Sheila Lemos participou de uma reunião virtual com o superintendente de Advocacy da ChildHood Brasil, Itamar Gonçalves, para tratar do acordo de cooperação técnica firmado com o Município de Vitória da Conquista na implementação da Lei de Escuta Protegida (Lei 13.431/2017).

Também participaram da reunião, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e o coordenador da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, Jerry Lavelle.

O acordo de cooperação entre o município de Vitória da Conquista e a Childhood foi firmado em janeiro de 2020, com o objetivo de aprimorar os procedimentos e a metodologia para o acolhimento de crianças e adolescentes, garantindo atendimento integrado e escuta especializada.

O convênio com Childhood, a parceria com o Unicef e a iniciativa do Governo Municipal foram essenciais para a criação do Complexo de Escuta Protegida e do Fluxo e Protocolo de Atendimento Integrado a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência.

Durante a reunião, a prefeita Sheila Lemos destacou a importância do Complexo de Escuta Protegida e dos manuais que foram criados com o apoio da ChildHood. “Precisamos fechar os ciclos, por isso é necessário mais uma vez a cooperação da ChildHood para que o fluxo e o protocolo possam ser implementados de forma definitiva. O que foi construído não é meu, nem do nosso governo, é de toda a sociedade”, afirmou Sheila.

Itamar reconhece a importância da continuidade da cooperação entre o município e a ChildHood

Representando a ChildHood, Itamar Gonçalves, afirmou que a experiência de Vitória da Conquista é pioneira e deve ser reconhecida. “Hoje, esse é um modelo referência no país e por isso levamos esse trabalho para outros lugares”. Itamar também concordou com a fala da prefeita, reforçando que a experiência de implementação da Lei da Escuta Protegida pertence a toda a sociedade. “O que estamos fazendo é uma política de estado, é algo para ficar de legado”, pontuou Itamar.

O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, ressaltou como a articulação com a ChildHood é relevante para que Vitória da Conquista siga sendo referência na garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Ele também pontuou que o planejamento dessa nova fase da cooperação já está em desenvolvimento. “Estamos alinhando o novo cronograma dessa nova etapa da colaboração da ChildHood com a Prefeitura. A ideia é criar uma cultura de integração entre os diversos órgãos que fazem parte da rede de proteção”, destacou Michael.