fbpx

Ação de conscientização da EJE-BA engaja estudantes de Vitória da Conquista

PMVC

Pra todos verem: Em um palco, cinco adolescentes estão de costas e dois servidores da Justiça Eleitoral estão de lado. Ao fundo, um auditório com centenas de adolescentes e, no centro inferior da imagem, uma urna eletrônica. Texto e imagem: Ascom TRE-BA.

Mais de 300 adolescentes participaram da atividade nesta quarta, no Colégio Nossa Senhora de Fátima – Sacramentinas

Estudantes do Colégio Nossa Senhora de Fátima – Sacramentinas, em Vitória da Conquista, participaram da ação do projeto Eleitor do Futuro, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA).

O evento ocorreu no auditório da instituição, nesta quarta-feira (15/5), com o envolvimento de mais de 300 alunos do ensino fundamental e médio.

O diretor da EJE-BA, desembargador Moacyr Pitta Lima, acompanhou a atividade e durante sua fala destacou a relevância de promover a ação aos estudantes em Vitória da Conquista. “Para a Justiça Eleitoral é muito importante esse tipo de ação, pois fortalece a democracia. Essa é uma atividade que prepara vocês minimamente para exercer a cidadania. A Justiça Eleitoral busca se aproximar da sociedade e essa ação aqui no município tem essa função”, pontuou o magistrado.

Atividades

Os servidores da Seção de Projetos Institucionais da EJE-BA (Sepri), Silas Gomes e Ludmila Rocha, conduziram a realização do evento e apresentaram aos estudantes as seguintes temáticas: poder do voto, sistema democrático e combate à desinformação.

A Irmã Maria Salete dos Santos, diretora do Colégio Sacramentinas, ressaltou o caráter educativo do projeto e seu potencial para a conscientização política dos estudantes. “Essa atividade muda a rotina da nossa escola, mas é para o bem. Sempre devemos pensar que somos responsáveis pelo futuro do nosso país, estado e nossa cidade”.

Votação simulada

Como ferramenta de conscientização sobre o exercício do voto, os estudantes participaram de uma eleição simulada durante a ação.

Quatro jovens se voluntariaram para serem os candidatos e todos os participantes votaram nas urnas disponibilizadas pelo projeto.

Após a totalização dos votos, o desembargador Moacyr Pitta Lima apresentou o resultado do pleito ensaiado.

As atividades em Vitória da Conquista integram o Projeto de Interiorização da Justiça Eleitoral, que tem como propósito se aproximar cada vez mais da sociedade baiana. O TRE-BA e a EJE-BA estarão no município até o dia 17 de maio, com uma série de ações educativas e judiciais.