fbpx

Shopping Conquista Sul expõe obras criadas por participantes do Projeto Lápis na Mão

Começa nesta sexta-feira, 07, e segue até o próximo domingo, 09, a exposição de Artes Visuais do Projeto Lápis na Mão, promovido pela TV Sudoeste, tendo a Prefeitura de Vitória da Conquista entre os parceiros.

As obras de arte produzidas pelos estudantes da rede pública estão expostas no primeiro andar do Shopping Conquista Sul, na praça em frente à escada rolante. Todas abordam o tema deste ano do Lápis na Mão: “Equidade e respeito às diferenças: caminhos para uma sociedade mais inclusiva”.

Giovanna e sua pintura vencedora

A estudante Giovanna Novaes de Souza, 15 anos, atualmente no 9º ano da Escola Municipal Prof.ᵃ Maria da Conceição Meira Barros, venceu na subcategoria pintura, com a obra “O conforto da Alma”, que retrata uma bailarina que faz um passo de balé se equilibrando em sua prótese. “Eu queria retratar um pouco das pessoas que não têm a deficiência visível, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e o autismo, com os girassóis. E coloquei uma prótese para destacar, além dela também não enxergar”.

Ingred com a família e Ronílson. Acima dela, está a sua obra

A aluna Ingred Silva Novais, 13 anos, do 8ºano do Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, em Bate Pé, criou uma obra com o título “Igualdade e Respeito”, utilizando a técnica de desenho a lápis e pintura.

Dilma França e o filho, Enoque

A professora Dilma Pereira dos Santos França se disse encantada com a qualidade dos trabalhos apresentados. “Eu achei o tema de suma importância para motivar os alunos e conscientizá-los a respeito dessa temática, que é muito importante e muito atual. Os trabalhos estão magníficos, refletem o tema com bastante clareza. Eu fiquei muito inspirada a incentivar, a continuar produzindo, inclusive na escola em que trabalho”, avaliou Dilma.

Representando o secretário Edgard Larry, o coordenador do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Ronilson Ferreira, demonstrou contentamento com a execução do Projeto Lápis na Mão, que já faz parte do calendário da Rede Municipal. “Os alunos já ficam na expectativa de participar. Esse projeto tem crescido a cada ano. Começou com um concurso de redações, evoluiu para a participação e até uma provocação feita pela Rede, para que também pudéssemos ter a exposição das artes visuais”, contou.

Ronílson avaliou que a escolha da inclusão e da diversidade, como temas para a recém-concluída edição do projeto, despertou a atenção para essas discussões dentro da própria Rede Municipal. “Nós temos na Rede, hoje, matriculados e já com confirmação em laudo, 1.800 crianças. E, dentre os finalistas, temos duas com autismo. Uma vitória para a Rede, alunos e famílias”.

Ronílson Ferreira e Caúto Freitas

O gerente executivo da TV Sudoeste, Caúto Freitas, agradeceu ao gestor do Shopping Conquista Sul, César Zolim, pelo espaço que foi cedido no centro de compras para a exposição dos trabalhos. “Fechamos o Lápis na Mão este ano com chave de ouro, apresentando à comunidade o que estes artistas novos têm para mostrar. São materiais que precisam do olhar de todos. Que possamos entender que a nossa educação e a parte artística da nossa cidade vêm muito bem. As redações também foram maravilhosas. O Projeto Lápis na Mão é muito interessante porque traz o principal, que é a educação”.

Equipes da Smed e da TV Sudoest

e

Texto e imagens: Secom PMVC