Patagônia recebe primeiros conselheiros de saúde
Unidade de Saúde do Patagônia recebe primeiros conselheiros de saúde
Para encerrar 2013 com chave de ouro, a Secretaria Municipal de Saúde deu posse, no salão de reuniões da Igreja Rainha da Paz, ao mais novo Conselho Local de Saúde, que foi implantado na Unidade de Saúde da Família da Patagônia, no dia 20 de dezembro. O evento contou com a participação da comunidade, dos trabalhadores da unidade, da secretária adjunta de Saúde, Karine Brito, da apoiadora da Atenção Básica, Karine Farias, da assessora do Controle Social, Suzinete Bonfim, da diretora da Atenção Básica, Deise Samara Matos, e do líder do Governo na Câmara, Florisvaldo Bittencourt.
O novo conselho conta com 20 integrantes, sendo 10 conselheiros usuários e 10 trabalhadores da unidade e terá a responsabilidade de promover a participação popular na gestão da unidade do Patagônia, por meios de reuniões mensais, em que todos os moradores da área de abrangência da unidade têm direito a voz e a voto.
“Com a posse dos novos conselheiros, Vitória da Conquista passa a contar com 37 conselhos locais de saúde, o que reforça o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso município”, explicou Suzinete Bonfim.
Inaugurada em abril de 2013, a unidade do Patagônia conta com uma Equipe de Saúde da Família e já se prepara para receber a segunda equipe. Para a enfermeira Évely Carla Lopes, o conselho reforçará as ações da equipe de saúde. “No conselho, a gente luta pelo bem comum e obedece a um dos princípios do SUS, a participação popular”, ressaltou Carla.
Para o conselheiro usuário Edmundo Matos, o conselho é uma oportunidade de participar da gestão. “Participo do conselho há quatro anos, sempre representei o Patagônia, quando o atendimento era feito na Unidade Nelson Barros. E desde essa época, pude observar grandes avanços, como a unidade própria do nosso bairro”, lembrou Matos.
Para implantação da nova equipe do Patagônia, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu o nono profissional do Programa Mais Médicos para o Brasil, a médica cubana Mygalys Espinosa Hernandez, que já está atendendo na unidade e participou da posse do conselho. “Estou muito feliz com o acolhimento da Prefeitura e espero poder contribuir para saúde de Conquista”, destacou Mygalys, que tem dezenove anos de formada e já trabalhou na Guatemala (oito anos), Gâmbia (três anos) e Venezuela (cinco anos).
Para Karine Brito, a comunidade do Patagônia tem muitos motivos para comemorar, pois o Governo Municipal, em 2013, inaugurou a unidade do bairro, implantou o conselho de saúde e, agora, a segunda equipe de saúde. “Hoje estou aqui para parabenizar a todos que lutaram para que a saúde desta localidade pudesse avançar e dizer que sem controle social o SUS não teria avançado tanto em nosso país e em nossa cidade”, avaliou Karine.
As reuniões do conselho do Patagônia acontecerão toda última quarta-feira de cada mês no salão da Igreja Rainha da Paz.