Salvador debate acesso a empregos verdes e equidade racial

O evento “Descarbonizar e Capacitar” acontece nesta quinta-feira (15), no SENAI CIMATEC, em Salvador.
Daniel Bento Teixeira, diretor-executivo do CEERT, pode comentar os desafios para ampliar o acesso de pessoas negras, mulheres e jovens às oportunidades de trabalho na transição energética.
⚡ Estudante, já pensou em construir sua carreira no setor de energia?
O Energize Elas – Universidades chega a Salvador com uma programação feita para quem quer conhecer o mercado, descobrir novas possibilidades e se preparar para o futuro do trabalho na transição energética. 🎓
Vamos reunir mulheres e profissionais do setor para falar sobre carreiras em energia, STEM, trajetórias universitárias no Reino Unido e oportunidades de bolsas para pós-graduação no exterior. 🌎✨
Uma tarde para trocar experiências, ampliar sua rede e descobrir caminhos que podem transformar sua trajetória.
A transição para uma economia de baixo carbono costuma ser apresentada como uma das maiores oportunidades de geração de empregos nas próximas décadas. Mas, para que ela represente um futuro mais justo, será preciso responder a uma pergunta fundamental: quem terá acesso a essas oportunidades?
Para pesquisadores/as, representantes da sociedade civil e lideranças reunidas pelo CEERT, a resposta passa necessariamente pelo enfrentamento do racismo estrutural.
Afinal, uma transição justa não pode reproduzir as desigualdades que historicamente marcaram o acesso ao trabalho, à terra, à educação e aos recursos naturais no Brasil.

Para o diretor-executivo do CEERT, Daniel Bento Teixeira, discutir empregos verdes exige ampliar o próprio conceito de justiça climática. “A transição, além de justa, precisa ser antirracista no Brasil.”
Segundo ele, pensar soluções para a crise climática sem considerar as populações que historicamente desenvolveram outras formas de relação com a natureza significa repetir os mesmos padrões de exclusão que atravessam a história do país. “Na visão eurocêntrica, a gente habita o planeta. Mas a gente não habita o planeta: a gente é o planeta.”



