Acesso à internet em escolas da rede pública da Bahia chega a 94,3% em 2025

Dados do Censo Escolar indicam avanço de 53,7 pontos percentuais desde 2015 nas escolas de educação básica no estado.
Subiu o número de escolas públicas com internet disponível para atividades de ensino e aprendizagem, assim como o número de escolas com computadores – desktops ou laptops – disponíveis para alunos.
ABahia está muito próxima da universalização do acesso à internet em escolas públicas de ensino básico. Informações divulgadas pelo Censo Escolar 2025 indicam que o estado deu um salto de 53,7 pontos percentuais em dez anos.
Em 2015, 40,6% das instituições públicas de ensino infantil, fundamental e médio estavam conectadas à internet na Bahia. Em 2025, o percentual chegou a 94,3%.
O percentual do estado supera a média nacional, que registrou a 93,1% em 2025.
Levando em conta apenas as instituições em áreas urbanas, a evolução na Bahia foi de 80% para 98,8% entre 2015 e 2025 (18,9 pontos percentuais).
Já nas áreas rurais, o avanço foi de 73,9 pontos percentuais: saiu do patamar de 16,9% em 2015 para 90,8% em 2025.
O mesmo fenômeno se refletiu em escolas quilombolas, indígenas e de educação especial.
Nas quilombolas, o avanço foi de 71,9 pontos percentuais, de 22,2% em 2015 para 94,1%.
No caso das escolas indígenas, os 32,7% de 2015 se tornaram 88,4% em 2025 (55,7 p. p.).
Na educação especial, o salto foi de 57,3% para 96,4% (39,2 pontos percentuais).
No plano mais diretamente conectado ao cotidiano dos estudantes da Bahia, subiu 74,3 pontos percentuais (de 17,7% para 74,3%) o número de escolas públicas com internet disponível para atividades de ensino e aprendizagem entre 2019 e 2025, e cresceu 21,4 pontos percentuais (de 37,4% para 58,8%) o número de escolas com computadores disponíveis para alunos (desktops ou laptops) entre 2015 e 2025.
ESTRATÉGIA NACIONAL – Os avanços observados no Censo Escolar dialogam com um conjunto de políticas federais implementadas nos últimos anos para ampliar o acesso à internet nas escolas públicas.
Lançada em setembro de 2023, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC) articula ações voltadas à expansão do acesso à internet de qualidade, à melhoria da infraestrutura elétrica e de rede interna (Wi-Fi) e à promoção do uso pedagógico das tecnologias digitais.
Entre 2023 e 2025, foram destinados aproximadamente R$ 3 bilhões para ações de conectividade em escolas estaduais e municipais, em regime de colaboração com estados e municípios.
Queremos a tecnologia na escola com fins pedagógicos, para auxiliar a aprendizagem do aluno e ser elemento complementar do professor. Há um esforço do governo de garantir 100% da conectividade para fins pedagógicos das escolas”
Camilo Santana, ministro da Educação
FINS PEDAGÓGICOS – “Nós queremos a tecnologia na escola com fins pedagógicos, para auxiliar a aprendizagem do aluno e ser elemento complementar do professor.
Há um esforço do governo de garantir 100% da conectividade para fins pedagógicos das escolas”, afirmou o ministro Camilo Santana (Educação).
A Estratégia opera de forma integrada. Combina expansão da infraestrutura, monitoramento técnico da qualidade da conexão e apoio às redes de ensino para garantir que o acesso esteja associado a condições efetivas de aprendizagem e uso pedagógico.
“O censo apresenta a conectividade em geral, mas ela pode ser para a sala do professor, para o diretor, para a área administrativa.
O que queremos é que o professor possa transmitir um vídeo em sala.
E é por isso que criamos a Estratégia de Conectividade de Escolas, e passamos de 45% em 2023 para 70% este ano”, completou Santana.
COMO É FEITO – O Censo Escolar é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e contabiliza 178,8 mil escolas de educação básica no Brasil.
A divulgação dos resultados de 2025 foi realizada em 26 de fevereiro de 2026.
O levantamento apresenta dados sobre escolas, professores, gestores, turmas e alunos de todas as etapas e modalidades de ensino.


Você precisa fazer login para comentar.