Agosto Dourado: o poder do leite materno e o papel essencial do apoio à amamentação

Especialista explica os benefícios nutricionais, emocionais e para o futuro do bebê
Agosto chegou trazendo uma das campanhas mais importantes para a saúde infantil: o Agosto Dourado, símbolo da luta pelo incentivo à amamentação.
A cor dourada representa o padrão ouro do leite materno, alimento completo, natural e insubstituível para o bebê desde o nascimento.
No entanto, embora amamentar pareça algo instintivo, a realidade para muitas mães está repleta de dúvidas, mitos e dificuldades.
A médica pediatra e professora da FASA VIC Afya, Dra. Maianna Viana, destaca que o leite materno é essencial não apenas pela nutrição, mas também pelo vínculo emocional que fortalece entre mãe e filho.
“O leite materno é o alimento mais completo que o bebê precisa e deve receber desde o nascimento. Ele é o padrão ouro! Para os dois: o vínculo que é formado entre mãe e bebê!”, explica.
Apesar de todos os benefícios amplamente reconhecidos, os dados ainda revelam desafios.
Segundo o ENANI — Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, apenas 45,8% dos bebês menores de seis meses são amamentados exclusivamente no Brasil.
Para a pediatra, isso se deve a uma série de dificuldades enfrentadas pelas mulheres, como problemas com a pega correta do bebê, dor, fissuras nos mamilos, cansaço, julgamentos e, principalmente, a falta de apoio.
“Saber ouvir, acolher todas as dúvidas e anseios, observar como está sendo a pega do bebê no momento da amamentação e corrigir com tranquilidade são atitudes fundamentais”, reforça.
Além de alimentar, o aleitamento protege o bebê contra doenças, reduz a chance de alergias, contribui para o desenvolvimento da inteligência, prepara para a formação da fala e ajuda na formação dos dentes.
Maianna conta que, para as mães, os benefícios também são expressivos:
“Amamentar acelera a recuperação após o parto, ajuda no retorno ao peso habitual e reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares”.
Ainda assim, muitas mulheres interrompem precocemente a amamentação por acreditarem em mitos sem fundamento, como a ideia de “leite fraco” ou de que mães que amamentam não podem comer certos alimentos, sob o risco de causarem cólicas no bebê.
Outro equívoco comum é pensar que, ao voltar ao trabalho, é necessário desmamar.
“A melhor forma de combater esses mitos é com informação clara e embasada, por isso a importância das consultas regulares de puericultura”, orienta a especialista.
Pensando nisso e no cuidado contínuo com a população, o Ambulatório FASA Vic Afya, já deu início aos atendimentos gratuitos do semestre.
O espaço, que funciona no Shopping Boulevard, oferece acompanhamento em diversas especialidades, com destaque para a pediatria — fundamental no apoio à amamentação e aos primeiros cuidados com os bebês.
Também são oferecidos atendimentos nas áreas de Clínica Médica, Pneumopediatria, Geriatria, Gastroenterologia, Cardiologia, Dermatologia, Reumatologia, Ortopedia e Ortopediatria, Ginecologia, Mastologia e Saúde Mental.
Para marcar uma consulta ou obter mais informações, a população pode entrar em contato pelo WhatsApp: (77) 3201-4805.
Sobre a Afya
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde.
São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos.
Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.
Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação.
Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023).
Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.
Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Informações para Imprensa: Darana RP – Jade Giallorenzo | Atendimento/ Bianca Menezes | Atendimento/ Lara Machado | Coordenação