Alexandre Xandó critica Câmara e ameaça entrar na justiça contra a Casa Legislativa
Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 14, realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista o vereador Alexandre Xandó (PT) iniciou o seu discurso fazendo o seguinte questionamento: “uma Câmara de Vereadores que faz lei e não cumpre vai ter qual moral para cobrar da população o cumprimento das leis?”.
Segundo o edil, há dois anos ele cobra o não cumprimento de uma lei criada por essa Casa Legislativa, referente à inclusão de pessoas com deficiência auditiva.
De acordo com Xandó, a lei nº 2.230/18 diz que todos os eventos públicos oficiais do município de Vitória da Conquista devem ser realizados com a participação de um intérprete de Libras. Conforme afirma o parlamentar, amanhã, dia 15, ele terá uma reunião no Ministério Público para tratar sobre esse tema, podendo, inclusive, entrar na justiça contra a Câmara se a situação não for solucionada.
“Nessa ação na justiça, eu vou pedir para embargar os cargos que foram criados aqui e aumento de verba salarial até a contratação de um intérprete de Libras”, afirma, porque segundo ele, não há um intérprete com a justificativa de que não há recursos para isso.
Além disso, o vereador também abordou o Hospital Público Veterinário, porque a Prefeitura iniciou o processo de seleção de pessoal, mas até nesse momento, foram gastos cem mil reais de aluguel em um imóvel que não funciona. De acordo com o edil, isso é “isso é improbidade administrativa”.
Ainda, citou a área onde está sendo a ocupação Beija-Flor. Em seu discurso, Xandó afirma que essa área pública está sendo disputada por particulares e a Prefeitura Municipal não faz nada, fica “dormindo em berço esplendido”.
Edivaldo Ferreira Jr destaca projetos em debate na Casa que incentivam gestão e inovação
O vereador Edivaldo Júnior (PTB) destacou o Projeto de Lei (PL) nº 23/2023, de autoria do Executivo, que propõe a criação do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Vitória da Conquista.
Ele ressaltou sua alegria porque participou da elaboração do projeto como secretário municipal de Gestão e Inovação e agora poderá votá-lo como vereador.
O parlamentar frisou que o sistema prevê incentivos fiscais para empresas interessadas em se instalar no município, com incentivo maior para aquelas que escolherem a Zona Oeste.
Em sua fala, Edivaldo falou de outra proposta, feita em parceria com o vereador Valdemir Dias (PT). Eles propõem a criação da comissão permanente de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Para ele, será uma forma de a Casa fiscalizar, incentivar e participar da criação do sistema.
O edil ainda parabenizou o aluno da FAINOR, André Moura Silva Lomanto, pelo trabalho de conclusão de curso que tratou do PL nº 23/2023. Edivaldo defendeu parcerias entre a Câmara e a comunidade acadêmica, seja com universidades privadas ou públicas.
Ele também defendeu o retorno do projeto Câmara nas Escolas para incentivar uma maior participação da população nos trabalhos da Casa.
O parlamentar também parabenizou o trabalho da Subprefeitura de José Gonçalves que deu início à recuperação de estradas rurais naquela região, uma demanda apresentada por vários vereadores. “Já estamos vendo ali o trabalho sendo desenvolvido”, disse.
Lúcia Rocha comemora obra no estádio Murilão
A vereadora Lúcia Rocha (MDB) lamentou o falecimento do Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, ocorrida na noite da última terça-feira (12). “Com certeza deixa a sua obra marcada em nossos corações”, disse.
Lúcia Rocha destacou que na última semana foi vítima de uma fake News lançada por um blogueiro que publicou que uma das suas filhas teria atropelado um jovem no Vila América e teria saído sem prestar socorro: “Nenhuma das minhas filhas se envolveu em acidentes, já estamos tomando todas as medidas legais, e digo isso para demonstrar o quanto é ruim essas fakes News, peço que não acreditem em tudo que vocês veem na internet”, desabafou.
A vereadora destacou também a visita realizada no estádio Murilão, localizado no bairro Bruno Bacelar, e comemorou a finalização da obra no local: “Um equipamento importante para o esporte na Zona Oeste do nosso município que tem a digital desta casa e foi aprovado na gestão do saudoso prefeito Herzem Gusmão. Já está em fase de conclusão para ser usado pela comunidade do Bruno Bacelar”, disse.
Por último Lúcia Rocha pediu que o poder público municipal tome providências para que haja uma operação tampa buracos na cidade, devido a situação das ruas. “Quero chamar a atenção do Executivo municipal, para a situação que se encontra as ruas da nossa cidade, em especial a avenida Maranhão, que está toda esburacada”, finalizou.
Chico Estrella lamenta fechamento de turno no Colégio Militar e critica multas dos estacionamentos da Zona Azul
O vereador Chico Estrella (PTC) iniciou sua fala dizendo que o ser humano é aquilo que a educação faz dele. De acordo com Estrella, ele recebeu a notícia de que o curso noturno do Colégio Militar, maior instituição de educação da cidade, segundo ele, irá fechar.
“O curso noturno daquela instituição será fechado. Farei as minhas orações para que essa notícia seja uma fake news, porque a educação, principalmente a pública, é de fundamental importância para os que não podem pagar”, afirmou.
Para o parlamentar, o Colégio Militar é uma instituição onde todos os pais desejam que os filhos estudem, porque é um exemplo de educação e impõe respeito na sociedade.
Outro assunto pautado pelo edil foi a “indústria da multa”, como se referiu, porque conforme afirma, muitas pessoas estão sendo multadas indevidamente pelos estacionamentos da Zona Azul, porque os motoristas param os carros nesses locais e quando voltam, encontram multas nos parabrisas dos veículos.
De acordo com Estrella, o seu mandato fez um requerimento à Secretaria de Mobilidade Urbana para ter um esclarecimento sobre essa situação e reafirmou que não tem obrigação de colocar nenhum aplicativo no celular que não seja da sua vontade, se referindo ao aplicativo da Zona Azul.
Para concluir, também criticou os radares que estão distribuídos pela cidade, porque é uma indústria para multar a população.
Bibia diz que chuvas impedem Operação Tapa Buraco
O Líder da Bancada de Situação, vereador Edjaime Rosa Bibia (MDB), apontou que durante as chuvas não adianta realizar Operação Tapa-Buracos. “Se nossa prefeita, nossos técnicos forem tapar buracos com um temporal de chuva desses é jogar dinheiro no mato”, disse ele ressaltando que é preciso fazer gestão responsável do dinheiro público.
O parlamentar criticou a ânsia por ações do governo para solucionar os buracos nas ruas da cidade. “A pressa é demais. A agonia é grande”, disse ele, lembrando que há previsão de chuvas até fevereiro. “Nós temos previsão de chuva para dezembro, para janeiro e para fevereiro. Se nós fizermos esse tapa buracos agora estaremos jogando dinheiro do contribuinte fora”, projetou.
Bibia contou que tem andado pelo município e reconhece as condições precárias. “Ontem estive na região da Lagoa de Francisco das Chagas observados as estradas da Zona Rural. Recebi fotos da região de Bate Pé”, disse ele. “A prefeita vai tomar as devidas providências”, garantiu o parlamentar sem apontar prazos.
Nildo pede paciência para a população com relação aos buracos em ruas
Já o Líder do Governo na Casa, vereador Nildo Freitas (PSC), ressaltou a responsabilidade da Câmara de vereadores com a população e lamentou a postura de alguns colegas do legislativo que, nas palavras dele, se levanta contra a própria casa: “O papel do vereador é cobrar, e é isso que essa Câmara vem fazendo, mas ninguém consegue as coisas na base do sensacionalismo e pressionando a casa”, disse.
Nildo salientou a problemática nas ruas e ressaltou que “buracos sempre existiram” e a população precisa ter paciência, já que não tem como resolver neste momento. “Sabemos da situação dos moradores do Vila Elisa, Cidade Modelo e tantos outros locais que sofrem com a chuva, mas não tem como fazer agora, vamos ter que esperar o momento certo”, salientou.
Por último, Nildo disse que está atento aos problemas da população e pede que com a Embasa também se manifeste à favor dos buracos que são de responsabilidade da empresa. “É claro que a gente entende, mas precisamos esperar para realmente essa força-tarefa entrar com ação”, finalizou.
Dr. Andreson destaca aniversário de 108 anos da Santa Casa
O vereador Dr. Andreson Ribeiro (PCdoB) destacou o aniversário de 108 anos da Santa Casa de Misericórdia. “Eu gostaria de destacar os 108 anos da Santa Casa. Uma estrutura que ao longo de décadas sempre acolheu nossa população, sobretudo os que mais precisam”, disse o parlamentar, destacando o papel social da entidade.
A Santa Casa de Misericórdia foi criada no dia 8 de dezembro de 1914, a partir de um testamento deixado pelo Coronel Antônio Ferraz de Araújo (Catão Ferraz) demonstrando seu desejo de construir nesta cidade uma casa de caridade.
O vigário Manoel Olympio Pereira (mais tarde conhecido como Monsenhor Olympio), deu início à construção, em terreno doado pela Igreja, de um pequeno hospital que seria o embrião da Santa Casa, sendo também o primeiro provedor da instituição, seguido do médico Crescêncio Antunes da Silveira.
Além da sua importância histórica para Vitória da Conquista, a Santa Casa é um dos hospitais mais modernos da região Sudoeste, com espaço amplo e humanizado, oferecendo atendimento em todas as especialidades médicas.
Ornamentação de Natal – Ainda em seu pronunciamento, Dr. Andreson parabenizou a Prefeitura Municipal pela ornamentação de Natal instalada em alguns pontos da cidade. “Parabenizar a Prefeitura que ornamentou belamente a Tancredo Neves e outras praças. A gente, mesmo sendo oposição, tem que reconhece esse trabalho”, disse o parlamentar.
Pedido de orações – Ribeiro também fez coro ao pedido de orações destinadas ao empresário conquistense Dr. Onildo, que encontra-se em São Paulo para um tratamento após um problema cardíaco. “Quero pedir orações para Dr. Onildo do Labo, um homem empreendedor, gerador de empregos”, destacou o vereador.