Alunos da Faseh prestam atendimento médico em comunidades quilombolas

Foto Luiz Gustavo Mariz. Texto Luciana Rocha – Rede Comunicação

2ª Missão Sertões promove qualidade de vida para moradores de regiões isoladas e proporciona experiência humanitária para futuros médicos 

A Inspirali, ecossistema que atua na gestão de 15 escolas médicas em diversas regiões do Brasil, levou egressos, professores, alunos da Faseh e de outras instituições para a 2ª edição da Missão Sertões, projeto que tem como objetivo levar atendimento em saúde para regiões isoladas e com limitação de recursos.

Foto Luiz Gustavo Mariz. Texto Luciana Rocha – Rede Comunicação

A expedição terminou nas comunidades quilombolas de Antônio Gonçalves, Bahia.
 

O médico de família e comunidade, professor do curso de medicina da Faseh, Alexandre Cortez, explica que as missões humanitárias são um grande laboratório, uma grande sala de aula para os alunos.

“Além disso, o grupo promove saúde, educação em saúde, principalmente em escolas e com as crianças”.
 

A expedição atendeu a população com foco na atenção primária de saúde, inserida no Sistema Único de Saúde (SUS), o que inclui atendimentos clínicos, ações de prevenção e promoção da saúde, educação em saúde nas escolas e cirurgias ambulatoriais.

Os alunos estiveram acompanhados de professores profissionais dessas áreas.

Alexandre Cortez chama atenção para os diversos casos em saúde mental na região.

“A gente não tem exatamente uma dimensão do que seria uma causa para essa situação e o isolamento das comunidades pode ser colocado aí como uma provável causa”, ressalta.

Foto Luiz Gustavo Mariz. Texto Luciana Rocha – Rede Comunicação

Estudante da Faseh do 10º período, Iole Pedrosa, participou de três missões humanitárias e conta um pouco de sua experiência.

“Foram 6 dias intensos de atendimentos e nos dividimos para atender o máximo possível de pacientes.

Cada missão é única.

Não levamos remédios, levamos esperança. Não levamos pedidos de exames, levamos escuta, acolhimento”.
 

A ação aconteceu nas comunidades São João, Caldeirão, Sapé, Bananeira, Barra, Alto da Cajazeira, Jibóia, Santana, Lagoa Grande, Baixinha, Olho d’Agua, Mucambo, Brejão da Grota, Salgada, Copa 70, Pau Ferro.

Além dos alunos da Faseh, participaram da 2ª Missão Sertões docentes das escolas AGES (BA), UNIFACS (BA), Uni-BH (MG), Universidade Anhembi Morumbi (SP), Universidade São Judas Tadeu (SP), UNIFG (BA), UNP (RN) e Unisul (SC).

O grupo atuou a cada dia em comunidades diferentes atendendo dentro de escolas, igrejas e pontos de atendimento em saúde, além da locomoção até a casa daqueles pacientes que precisam de acompanhamento, mas não conseguem se deslocar.
 

“Nosso objetivo é levar atendimento para comunidades que, por questões geográficas, têm dificuldades em receber assistência médica especializada. Além disso, levaremos estudantes para esta experiência de atuarem em uma realidade totalmente diferente daquela que vivenciam em suas universidades. Este aprendizado será mantido em suas vidas e com certeza terão uma atuação ainda mais comprometida e humanizada em suas carreiras”, conta Rodrigo Dias Nunes, Diretor da Travessia Humanitária da Inspirali.
 

A Missão Sertões integra a Travessia Humanitária da Inspirali que envolve as 15 escolas do grupo. Desde 2022, já foram realizadas missões nacionais, regionais e internacionais sendo 11 Missões Amazônia, abrangendo os municípios de Santarém, Belterra e Aveiro, no Pará; 2 Missões África, em Benin; 3 Missões Rio Grande do Sul, quando houve as enchentes e 2 Missões Jequitinhonha.

Sobre a Faseh

A Faseh – integrante do Ecossistema Ânima, está localizada no município de Vespasiano, no Vetor Norte, área em expansão da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Tem como missão educar, produzir e socializar o saber universal a partir do Ensino, Extensão e Pesquisa, visando contribuir para o desenvolvimento de um cidadão crítico e ético e oferecer a mais alta qualidade de ensino para formar profissionais preparados para o mercado de trabalho. A faculdade tem como carro-chefe o curso de Medicina que recebeu nota 5 do MEC, estando entre um seleto hall de instituições de Ensino Superior que têm a pontuação máxima no curso.

Sobre a Inspirali 

Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima e é uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 15 instituições localizadas em São Paulo, Piracicaba, São José dos Campos e Cubatão (SP), Belo Horizonte e Vespasiano (MG), Salvador, Irecê, Jacobina, Guanambi e Brumado (BA), Florianópolis e Tubarão (SC), Natal (RN) e Tucuruí (PA). As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. Os alunos são incentivados a participarem de ações humanitárias para vivenciarem uma experiência fora de sala de aula e realizam atendimentos, desde as primeiras fases, às comunidades nos 14 Centros Integrados de Saúde (CIS) e diversos hospitais, em parceria com o SUS.