Atenção ao seu celular: veja as dicas para não cair em golpes financeiros

Especialistas explicam como se prevenir e evitar ser mais uma vítima dos casos que estão surgindo na região



O número de golpes digitais ocorridos no Brasil não para de crescer, e os fraudadores continuam aperfeiçoando suas táticas para enganar as pessoas, especialmente aquelas com mais de 60 anos.

Em Vitória da Conquista, esse tipo de fraude também tem se tornado frequente, exigindo atenção redobrada dos moradores da região.

Para auxiliar a população a não cair neste tipo de fraude, o Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4), instituição financeira especializada no atendimento ao público 50+, reforça a importância de alertar a população e oferecer orientações práticas para evitar que mais pessoas sejam vítimas dessas ações criminosas.

Caso a pessoa receba uma mensagem de Whastapp com a foto de um suposto funcionário do banco e com o logotipo da instituição financeira, alegando urgência para tratar sobre a conta corrente ou com uma proposta imperdível, isso é golpe.

Bancos não fazem esse tipo de abordagem por aplicativos de mensagem.

Esse tipo de fraude, conhecido como Golpe do WhatsApp, é atualmente um dos mais comuns.

Os golpistas usam imagens reais de funcionários e o logotipo da instituição para criar um cenário de confiança.

Depois, dizem que há um problema com a conta bancária da vítima, oferecem empréstimos com condições tentadoras ou solicitam ações imediatas.

O objetivo é acessar essa conta, realizar transações indevidas ou solicitar depósitos via PIX, como se fossem pagamentos legítimos.

É sempre bom lembrar: o Banco Mercantil não entra em contato por WhatsApp ou telefone para solicitar dados pessoais, senhas, números de conta ou transferências de valores aos seus clientes.

Portanto, caso alguém receba algum tipo de mensagem nesse sentido, deve entrar em contato com a Central de Atendimento (SAC) pelo número 0800 70 70 398.

 “Da mesma forma que adotamos medidas de segurança quando andamos na rua, protegendo bolsa, carteira e celular, devemos fazer o mesmo no ambiente online ou pelo telefone. Por isso, não passe seus dados e desconfie de ligações ou mensagens que afirmam ser do seu banco. Nosso compromisso é proteger nossos clientes e promover a conscientização digital. Não basta ter tecnologia, é fundamental informar e orientar para que todos saibam identificar e evitar golpes”, afirma Lívia Silva, gerente de Prevenção a Fraudes do Banco Mercantil.

O Banco Mercantil conta, ainda, com uma cartilha com informações de educação digital e prevenção a golpes, dicas de segurança e vídeos que podem ser acessados pelo site do banco, na aba Segurança, ou pelo link: Dicas de Segurança – Banco Mercantil.

Dicas práticas para prevenir golpes digitais:

1. Desconfie de ofertas muito boas para ser verdade: golpistas frequentemente oferecem investimentos, empréstimos com condições especiais ou prêmios falsos.

2. Desconfie de ligações ou mensagens inesperadas: o banco não liga para seus clientes para oferecer empréstimos ou produtos, não dê continuidade a conversa, não passe nenhuma informação e desligue imediatamente a ligação. Se for no aplicativo de mensagens, bloqueie o contato.

3. Nunca compartilhe informações pessoais ou financeiras: não forneça dados como senhas, números de cartão ou informações bancárias por telefone, e-mail ou mensagens, mesmo que pareçam legítimos.

4. Foto, não! Não permita que pessoas desconhecidas tirem fotos do seu rosto com o celular, pois essas imagens podem ser usadas para acessar sua conta bancária ou solicitar empréstimos em seu nome. Caso aleguem que a foto é necessária para um cadastro, diga que não autoriza, afaste-se do local e entre em contato com a instituição ou banco pelos canais oficiais.

5. Verifique a autenticidade: sempre confirme diretamente com o banco pelos canais oficiais antes de tomar qualquer ação solicitada e faça isso preferencialmente por um telefone celular. No telefone fixo, caso o golpista tenha te ligado, ele ainda consegue ficar na linha e continuar falando com a vítima como se fosse o banco.

6. Não clique em links suspeitos: mensagens com links que prometem prêmios ou alertam sobre problemas na conta são, frequentemente, golpes, não clique, pois podem instalar programas de roubo de dados em seu celular.

7. Cuidado com o golpe do falso funcionário: golpistas podem se passar por representantes do banco para pedir transferências ou dados. Lembre-se: bancos não pedem senhas ou transferências por telefone ou WhatsApp.

8. Mantenha comunicação aberta: tem idosos na família? Incentive-os a conversarem com familiares ou amigos sobre qualquer situação suspeita antes de tomar decisões financeiras. Muitos ficam com vergonha de contar que caíram em golpes e a família demora até conseguir ajudar.

9. Se mantenha informado: educação digital é fundamental para a prevenção de golpes, só o conhecimento possibilita que as vítimas desconfiem das estratégias dos golpistas.

10. Não confronte o golpista: percebeu que é uma tentativa de golpe? Não tente confrontar o golpista, seja por telefone, whatsapp ou presencialmente. Lembre-se que os fraudadores são criminosos em posse dos seus dados e do seu endereço. Encerre a conversa imediatamente.

Sobre o Banco Mercantil
O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vem se transformando nos últimos anos com investimentos em inovação, tecnologia, dados e pessoas.

Com mais de 8,9 milhões de clientes, é especializado no público 50+ e tem o propósito de oferecer uma experiência única a essa população.

Seu crescimento é impulsionado por talentos internos e reconhecido em rankings de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais.

Além disso, é o 5º maior pagador de benefícios previdenciários do país. Com mais de 300 pontos de atendimento em quase 250 cidades, o banco alcançou excelência no NPS, refletindo a satisfação e fidelidade dos clientes.

Relações com a mídia: InPress Porter Novelli: Kennya Gava//Camila Soterio//Rodrigo Garcia