Atendimento a fornecedores será ampliada no interior
Por meio de um convênio será formalizada a parceria com a Uesc estabelecendo as atribuições das partes e demais informações relativas à operacionalização do posto. Ocorreu o mesmo procedimento com os postos já implantados pelo Estado nas universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs) e do sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Vitória da Conquista. Nessas instituições, a instalação de postos descentralizados do Cadastro Unificado de Fornecedores (CAF) ampliou a possibilidade de cadastramento de pequenas empresas, as quais têm aprimorado a qualidade de produtos e serviços oferecidos ao Estado a preços mais competitivos.
Segundo o diretor do Cadastro de Fornecedores da Saeb, Marcos Lopes, no processo de descentralização do cadastramento de fornecedores, ganham tanto o Estado, que agiliza o processo de registro cadastral, quanto as pequenas empresas que, “com a proximidade do posto, tem o acesso às compras governamentais facilitado, contribuindo com o programa estadual de desenvolvimento regional, já que as MPEs representam categorias numerosas e geram mais empregos”.
De acordo com ele, os postos descentralizados resultam em benefícios para as unidades compradoras do Estado nos municípios – onde as contratações tendem a ser mais ágeis – e para as empresas fornecedoras que, além da celeridade, ganham nos itens maior acesso e conforto. “A interiorização do atendimento incentiva a legalização das empresas, uma vez que o estabelecimento de melhores condições para a inserção do fornecedor no CAF torna as compras governamentais mais atrativas”, destaca.
A criação dos postos avançados surgiu como solução para o aumento da demanda de solicitações de registro cadastral de fornecedores, reduzindo a concentração do fluxo no núcleo central instalado na Saeb e nos 12 postos de atendimento ao fornecedor (SAF). Desses, cinco funcionam na capital e sete no interior do Estado, a maioria integrada à estrutura da rede do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
Os postos SAF são responsáveis por orientar os interessados em fornecer produtos e serviços para o Estado, além de receber, analisar e encaminhar os documentos relativos ao registro cadastral para a unidade central da Saeb ou aos postos de cadastramento. “Os postos instalados nas universidades reduzem a sobrecarga da unidade central, agilizando os serviços”, finaliza Marcos Lopes.