Bahia é premiada na ExpoQueijo Brasil 2025 e celebra presença no maior evento do setor

Produtores baianos recebem troféus e ampliam visibilidade do Nordeste no cenário dos queijos artesanais
A Bahia garantiu dois troféus na ExpoQueijo Brasil 2025 e reforçou o crescimento da produção artesanal nordestina no maior concurso do segmento nas Américas.
A edição deste ano foi realizada em Araxá (MG) e avaliou mil queijos de 16 países.
“A Bahia tem mostrado consistência e qualidade, com produtos que traduzem o sabor e a tradição do estado. É uma alegria premiar produtores que apostam na identidade regional e na excelência”, afirma Maricell Hussein, organizadora da ExpoQueijo.

Os produtos premiados foram a burrata Trevo dos Búfalos (ouro) e a mozzarella bola Trevo dos Búfalos (bronze), de Porto Seguro.


Eles se destacaram por técnicas artesanais bem aplicadas e sabores que encantaram os jurados
A ExpoQueijo premiou 42 categorias com base em sete critérios sensoriais, como sabor, aroma, textura e consistência.
ExpoQueijo Brasil
Principal evento do segmento nas Américas, a ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards tem reconhecimento e participação dos principais países produtores, atraindo a atenção da comunidade internacional, de especialistas e da imprensa.
O encontro conta com uma grande estrutura montada no pátio principal e nos luxuosos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais.
Neste ano, a ExpoQueijo foi realizada entre os dias 26 e 29 de junho e com impacto positivo em diversas áreas, como o turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia e de suprimentos e relações internacionais.
O evento foi realizado pela Bonare Eventos. Teve como mantenedor a Epamig – Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculada ao Governo de Minas Gerais.
Contou com patrocínio da Cemig, Governo de Minas, McCain, Sistema Ocemg, Sicoob Crediara e Sebrae. Teve o Rota Araxá como aplicativo oficial de mobilidade. Recebeu apoio da AmiQueijo, Prefeitura de Araxá, AQMARA, Faemg e Senar.
Teve ainda apoio institucional do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura MG e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e suas vinculadas Emater-MG, Epamig-ILCT e IMA.