Bahia ganha entidade representativa de profissionais na área tecnológica

Plenário do Confea aprovou o registro da Associação dos Engenheiros do Oeste da Bahia (Asseob)

Por Vanessa Costa. Comunicação Crea-BA.


A Bahia ganhou mais uma entidade representativa dos profissionais da Engenharia. Acaba de ser aprovada, no plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o registro da Associação dos Engenheiros do Oeste da Bahia (Asseob). A entidade se junta as doze que já possuem registro no Crea-BA, sendo três do interior do Estado (Agrolem, Associenge e AEP-BA).

O presidente do Crea-BA, eng. agrimensor Joseval Carqueija, falou sobre sua satisfação pela aprovação no plenário da terceira entidade que representará o interior da Bahia.  “É importante porque amplia a representatividade dos profissionais. Só fazendo um comparativo, o Paraná somente no interior, possui 50 entidades. Precisamos mostrar nossa força, criando entidades para representar todo o Estado”, enfatiza Carqueija, que sempre se mostrou ser um entusiasta na criação destas unidades representativas.

A Conselheira Federal pela Bahia e diretora do Confea, eng. mecânica Michele Ramos, contribuiu para aprovação da nova entidade e votou a favor da Asseob. Ela falou, após a votação, sobre sua satisfação em colaborar com os profissionais do Estado e do trabalho de mobilização do gestor do Crea com as entidades, “gostaria de parabenizar o presidente Joseval Carqueija pelo incentivo e apoio que ele tem dado a novas entidades na Bahia. Esta é a segunda entidade do interior do Estado homologada pelo Confea e fico feliz em poder contribuir com meu Estado e os/as profissionais”, ressaltou Michele.

Para o eng. civil Maurício Mayer, presidente da Asseob, a aprovação é sobretudo um marco para as engenharias e geociências no Oeste da Bahia, “encerramos um ciclo de trabalho de nossos colegas e acima de tudo de aprendizado de todos os envolvidos. Formatamos nossa estrutura inicial e entendemos qual o nosso objetivo para com a sociedade. Agora, é trabalhar em seu crescimento e galgar novos espaços para encarar novos desafios para sair em defesa do interesse de nossa classe”, destacou Mayer. Ele afirmou ainda que é fundamental a formação de novas lideranças para que o trabalho da Asseob possa continuar, pois as entidades de classe são a base do sistema Confea/Crea, “e estas, por sua vez, não fazem nada sem a mobilização dos indivíduos que a compõem”.

Entidades cadastradas no Crea-BA

Associação Baiana dos Engenheiros de Minas (Abem),  Associação Brasileira de Engenheiros Civis  – Departamento Bahia (Abenc-BA), Associação Baiana de Engenharia de Segurança (Abese), Associação Baiana de Geólogos (ABG), Associação dos Profissionais da Geografia da Bahia (Aprogeo-BA), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Luís Eduardo Magalhães (Agrolem), Associação dos Engenheiros Agrimensores do Estado da Bahia (Aseab), Associação dos Engenheiros e Técnicos da Costa do Descobrimento (Associenge), Cluge de Engenharia da Bahia (CEB), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias em Engenharia da Bahia (Ibape-BA) e Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-BA), Associação dos Engenheiros  de Pesca do Estado da Bahia (AEP-BA) e agora a Associação dos Engenheiros do Oeste da Bahia (Asseob).