Bahia participa de encontro internacional sobre saúde pública
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia participa do seminário internacional “O Desafio da Sustentabilidade dos Sistemas Universais de Saúde nas Américas”.
Mas, o evento é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta terça e quarta-feira, 29 e 30.
Assim sendo, o seminário reúne especialistas e autoridades de diversos países para discutir os desafios e soluções voltadas à sustentabilidade dos sistemas universais de saúde.
Com efeito, abrangendo as transformações demográficas, econômicas, epidemiológicas e ambientais que impactam o setor.
O seminário aborda questões centrais como resposta a emergências sanitárias, participação social, fortalecimento da força de trabalho, financiamento, governança, regionalização e redes de atenção à saúde.
Para a secretária da saúde do estado da Bahia, Roberta Santana, o evento representa uma oportunidade de troca de experiências internacionais, fortalecendo o SUS e a saúde pública.
Porém, “o SUS é uma grande referência internacional.
Com a participação de representantes de diversos países das Américas, conseguimos perceber o quanto o Brasil é exemplo na construção de sistemas de saúde públicos e universais.
Além disso, adquirirmos novas ideias para avançar ainda mais no fortalecimento da saúde no Brasil e na Bahia”, afirmou Roberta Santana.
Com cerca de 300 participantes, entre profissionais de saúde, gestores e representantes de instituições acadêmicas e políticas, o seminário resulta em uma coletânea de artigos.
Com efeito, as propostas discutidas, que servirão como diretrizes para aprimorar os sistemas de saúde na América Latina.
O evento é uma realização do Conass, com apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).
O subsecretário da Saúde do Estado da Bahia, Paulo Barbosa, que também participa do seminário reforça a necessidade de encontros como estes.