Bahia realiza Dia D de Multivacinação neste sábado

Foto: Leonardo Rattes / Saúde Governo da Bahia

As ações acontecem em todos os municípios brasileiros

A Bahia realiza neste sábado (18) o Dia D da Multivacinação, com postos de saúde abertos em todos os municípios para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

A ação integra a campanha nacional coordenada pelo Ministério da Saúde e busca ampliar a cobertura vacinal no país, ainda abaixo do ideal desde 2015

Em Salvador, o evento central ocorre no Parque da Cidade, com presença da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, e de representantes da Fiocruz e do Ministério da Saúde. “Sábado será o dia de colocar a vacinação em dia.

Foto: Leonardo Rattes / Saúde Governo da Bahia

O Zé Gotinha já está chamando pais, mães, tias e avós para proteger nossas crianças.

Vacinar é um ato de amor, cuidado e compromisso com o futuro”, afirmou a secretária.

A campanha oferece todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo doses contra poliomielite, sarampo, meningite, HPV, febre amarela e Covid-19.

O foco é recuperar esquemas atrasados e alcançar quem ainda não completou a imunização.

A mobilização segue até 31 de outubro e a estratégia inclui mutirões, ações em escolas e ampliação dos horários de salas de vacina.

Em 2025, o país voltou a registrar crescimento nas coberturas vacinais de imunizantes como Penta, tríplice viral e contra poliomielite, com índices próximos de 90%, mas ainda abaixo da meta de 95% recomendada pela Organização Mundial da Saúde.

Pais e responsáveis devem levar o cartão de vacinação a qualquer posto de saúde. 

Em 2024, a Bahia fechou o ano com elevação na cobertura de praticamente todas as vacinas. A Tríplice Viral alcançou cobertura de 97,56%, já ultrapassando a meta de 95%.

Outras ficaram próximas da meta, como Poliomielite, Pneumocócica, Pentavalente, Rotavírus Humano e Hepatite A. As vacinas contra a Hepatite B, BCG e Febre Amarela ficaram próximas a 80%.

Vitória da Conquista – A fim de incentivar a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos e reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Ações Extramuros, está realizando a Campanha Nacional de Multivacinação em escolas municipais.

Nesta quinta-feira (16), foi a vez da Escola Municipal Tenente-Coronel Manoel Joaquim Pinto Paca, no bairro Kadija.

A expectativa é imunizar 256 crianças, além de funcionários e oficiais do estabelecimento de ensino. 

Trata-se de uma atividade que busca levar as vacinas para além das unidades de saúde, visando facilitar para os pais que, por diversos motivos, não conseguem levar as crianças aos postos.

“A equipe vem até às escolas, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a escola.

As autorizações são entregues antes aos pais, e eles as enviam junto com as cadernetas.

A gente faz essa busca ativa das vacinas, atualizando as cadernetas”, explica a gerente municipal de Ações Extramuros, Edinália Leite.