Bahia Sem Fome recebe 1,5 tonelada de alimentos arrecadados pela Corrida do Dragão

Repórter: Camila Fiúza//Fotos: Thassio Ramos

Açúcar, arroz, feijão, flocão de milho.

Cerca de 1,5 tonelada desses alimentos será somada a outras doações neste ano para distribuição a famílias em situação de extrema vulnerabilidade.

Essa ação do Programa Bahia Sem Fome (BSF) é possível graças à doação da Companhia Independente de Policiamento Especializado Polo Industrial (Cipe/Polo), que entregou os alimentos não perecíveis nesta quarta-feira (6) ao maior programa de combate à fome do Governo da Bahia.

Repórter: Camila Fiúza//Fotos: Thassio Ramos

Os alimentos foram arrecadados pela Cipe/Polo, em Camaçari, durante a 8ª edição da Corrida do Dragão, realizada no dia 13 de julho.

Cerca de 1.500 pessoas participaram da prova, que distribuiu prêmios nas modalidades civil, militar e por idade.

A arrecadação é 50% maior que a recebida pela 7ª edição do evento, no final do ano passado, quando uma tonelada de alimentos foi doada ao BSF.

O coordenador-geral do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, recebeu presencialmente a doação, destacando a contribuição da Cipe/Polo ao programa: “Essa é a segunda doação que o programa recebe da Corrida do Dragão e chega num momento muito importante, porque o Brasil finalmente saiu do vergonhoso Mapa da Fome, e a Bahia tem um papel fundamental nessa luta. Obrigado à Cipe/Polo e todas as forças de segurança que contribuem para a nossa missão de levar comida e dignidade a quem mais precisa”, destacou o coordenador.

Corrida do Dragão

Repórter: Camila Fiúza//Fotos: Thassio Ramos

O nome “dragão” faz referência ao símbolo da unidade.

O dragão remete também às chaminés do polo industrial, já que a companhia foi criada inicialmente para atuar exclusivamente no Polo Industrial de Camaçari, segundo o major Trindade. “Tanto é que o primeiro nome da companhia era ‘Operação Polo Seguro’.”

Ainda segundo o major, a Cipe foi fundada em 15 de julho de 2008 com esse conceito e, somente em 2009, a companhia foi ampliada à condição de Cipe, passando a atender os dez municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e mais três da Ilha de Itaparica: Itaparica, Vera Cruz e Salinas da Margarida.

A 8ª edição da Corrida do Dragão aconteceu este ano no contexto da recém-instituída Semana do Dragão.

Durante essa semana, foram realizadas várias competições internas, como o Torneio de Abordagem, o Desafio do Dragão e a própria Corrida do Dragão — que contou com uma disputa entre os pelotões.

Todos os policiais que se destacaram nessas atividades foram premiados na solenidade de aniversário da companhia, realizada no dia 15.

Nessa mesma solenidade, foi entregue também a moeda “Amigo da Cipe/Polo”, instituída este ano. Uma das homenagens foi ao coordenador do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira. “Um de nossos parceiros, que tem contribuído significativamente para facilitar o cumprimento da nossa missão”, afirmou o major Trindade.