Biblioteca Pública José de Sá Nunes celebra 71 anos de fundação em evento com crianças

Texto e fotos: Secom PMVC

Um encontro lúdico com crianças da Creche Municipal Vila América marcou as comemorações do aniversário de 71 anos da Biblioteca Municipal José de Sá Nunes, celebrado no último dia 16.

As crianças participaram de um momento de lazer, com a contação de histórias, show musical e passeio pela biblioteca para conhecer o espaço.

Segundo a coordenadora da biblioteca, Jeanne Marie, foi um momento importante em que as crianças puderam reconhecer a importância do espaço. “Principalmente por estimular o hábito de leitura e a interação com livros e autores”, explicou.

A diretora da creche, Sandra Mara Rocha, relatou que as crianças ficaram entusiasmadas em viver a experiência de um ambiente de leitura. “Isso enriquece a linguagem e amplia a capacidade criativa”, salientou.

Atualmente, a biblioteca está equipada e conta com serviços de: empréstimo de livros, sala de estudos, sala infantil, sala de leitura em braile, sala de literatura brasileira, sala de pesquisa, sala de literatura estrangeira, estante de autores regionais, biblioteca de livros raros da década de 1940, projetos para visitação de escolas, estante de literatura de cordel e leitura para portadores de deficiência visual com câmara específica.

Sobre a biblioteca – criada a partir de uma sala de leitura com um acervo composto por obras doadas por personalidades ligadas às letras. Funcionava, desde 1952, em um pequeno espaço na Praça Joaquim Correia. Em seguida, ganhou sua primeira sede, na Praça Tancredo Neves, e só nos anos 90 foi reinaugurada na sede em que hoje está instalada. A biblioteca possui um acervo 40 mil títulos.

José Sá Nunes – patrono da Biblioteca Municipal de Vitória da Conquista, nasceu em Vitória da Conquista no dia 7 de junho de 1889. Foi Promotor Público na cidade de União da Vitória, no Paraná, nos idos de 1920. É apontado como um dos mais ilustres filólogos brasileiros, autor do “Dicionário Brasileiro” encomendado pela Academia Brasileira de Letras e revisor da Constituição Federal de 1946.